sábado, 1 de julho de 2017

Seja um "João" para alguém.

É loucura pensar que todos gostam de você, pensar que todos serão gratos pelo que você fez, ou ainda, que todos serão seus amigos de verdade.

Ora, o próprio filho de Deus, Jesus, foi rejeitado e sofreu ingratidão, sendo abandonado e traído por aqueles que diziam-se ser seus amigos, quanto mais nós, reles mortais.

As páginas das Escrituras são provas cabais disso, que diga Moisés, Samuel, Davi, Paulo, entre outros personagens bíblicos, que mesmo ajudando e fazendo a vontade de Deus, foram abandonados e esquecidos e traídos por muitos.

Se analisarmos o ministério de Jesus, podemos contar 12 discípulos, e desses, apenas 3 eram seus amigos mais íntimos, a saber, Pedro, Tiago e João. Mas, como em todo grupo sempre terá aquele traidor, o "judas", que se finge de amigo, esse mesmo que bate nas suas costas, mas por trás te odeia, por inveja ou ciúmes, fala mal de você e te entrega por poucas moedas (benefícios).

Fica aqui algo a destacar, perceba que o problema de Jesus não foi com os romanos, não foi com os gregos, não foi com estranhos ou os de fora do seu circulo de amizade, pois eles não se importavam e nem se incomodavam com Jesus. O problema de Jesus foi com os Judeus, seus "amigos" e irmãos. Pilatos chegou a lavar as mãos e dizer que Jesus para ele era inocente, mesmo sobre pressão dos Judeus.

Outra coisa interessante, o "Judas", ainda que de menor número, sempre faz um estrago grande, pois com sua traição traz tristeza, decepção, aflição, dor, choro, etc. Bom, por ironia do destino o "Judas" sempre se enforca sozinho.

O triste é que, além do "Judas", pode acontecer que, dentre os amigos, as vezes levado pelas circunstâncias, ou influenciado por situações diversas, o que é amigo, também trai a sua confiança, ainda que momentaneamente, mas esse como é amigo, logo, arrependido, reconhece o erro e se reconcilia, assim como Pedro fez com Jesus. Mas, tenha paciência com ele, pois assim como Marcos, que mesmo depois de abandonar Paulo, lhe foi muito útil mais tarde, assim também Pedro foi muito útil para Jesus, sendo muito amado.

Só não posso esquecer que no meio dos amigos, sempre tem aquele AMIGO, como o João... ah! esse sim nunca te abandona, nunca te deixa só, sempre está ao seu lado, esse te defende quando você não está presente. Assim, como João, esse amigo está com você até a morte. Lembra da cruz, todos haviam fugido e abandonado Jesus, mas João não, ele estava lá ao pé da cruz. O amigo, "João", vira família, só pra Ele, Jesus disse: "eis ai sua mãe", apontando Maria.

Infelizmente, são poucos os amigos "João", eles são preciosos, eles estão sempre conosco: quer seja na fama ou no esquecimento, quando você estiver por cima ou por baixo, na saúde ou na doença, nos momentos de alegria ou de tristeza. O amigo "João" sempre estará lá. Precisamos de amigos como João, o discípulo de Jesus. Eles nos fazem bem.

Seja você também um amigo "João" para alguém. Que Deus nos abençoe. Precisamos de mais amigos como João, o apóstolo.

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário