segunda-feira, 24 de abril de 2017

Pregador mirim? O que é isso?


Resultado de imagem para pregador mirim

Observo algumas pessoas postando crianças pregando, "falando em línguas" e até "profetizando"... Bom, aqui vai a minha opinião sobre isso.

Respeito quem pensa ao contrario, mas o sábio salomão disse uma verdade: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3:1.

Criança deve ser criança, deve se portar como criança, andar como criança, falar como criança, e principalmente brincar como uma criança, Não podemos acelerar o processo de crescimento de uma criança, não podemos trona-la adulta antes do tempo certo, só porque achamos isso bonitinho ou "espiritual".

Paulo disse: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" 1 Coríntios 13:11.

Paulo está nos ensinando que há tempo de ser criança e tempo de ser adulto... Criança age como criança e adulto age como adulto.

O que observo é que na maioria dos casos essa crianças "pregadoras" apenas estão imitando os adultos. Algumas apenas são influenciadas pelo meio em que vivem e geralmente percebem que se agirem assim serão aceitas e admiradas por aquele grupo que espiritualiza tudo, outras são de forma indireta forçadas a ter esse comportamento com o argumento que Deus as quer assim. Mas, infelizmente, com isso perdem uma parte da sua infância e o triste é que o tempo não volta mais.

Sabemos que toda criança gosta de imitar adultos e isso é normal dentro do seu desenvolvimento e crescimento, mas isso deve ficar no campo da brincadeira.

A coisa, as vezes, é levada tão a sério que vemos meninos menores de 10 anos de terno e gravata, com agenda feita, com compromisso para pregarem em congressos e igrejas. Meu Deus!!! O que é isso? Meninas cantoras e até "profetas" com responsabilidade de ministrarem nas igrejas, incentivadas por um publico que delira e fazem barulho de alegria ao vê-las atuando. Tudo isso com aval de líderes, porque acham bonitinho, engraçadinho ou mesmo que é "Deus" usando. Será?

Crianças que não sabem e nem entendem ainda os ensinamentos e princípios bíblicos, outras que não sabem nem onde está o livro de Oseias na bíblia, mas já estão usando os púlpitos como se fossem Ministros de Deus para ensinar e pregar as verdades do Evangelho.

Me desculpe a sinceridade, mas ao imitar os adultos perceberam que se falarem meia duzia de "línguas estranhas", algumas palavras de efeito, chavões, e dizer o que o povo adora ouvir, como, "Deus vai te abençoar"... Pronto é suficiente para a aceitação de todos.

Antes de serem líderes, pregadores, profetas, ensinadores, etc; antes de realizarem algo para o Senhor Deus, seus escolhidos tiveram que ser amadurecidos, preparados, moldados, etc. Que diga Moises, Davi, Paulo, os Apóstolos, e muitos outros.

Veja que interessante a infância de Jesus é simplesmente ignorada pelas Escrituras. Sua aparição aos 12 anos no templo aprendendo era necessário, pois a Lei impunha essa obrigação ao menino que completasse 12 anos, veja Jesus cumpriu toda a Lei, então o relato era importante. Depois disso só veremos Jesus aos 30 anos, quando completa a maioridade sacerdotal e só então começa seu ministério.

Concluo dizendo, deixa a criança ser criança. Dá uma bola, uma boneca, um brinquedo a essa criança. Deixa as coisas fluírem naturalmente. Se a tal criança tem chamada de Deus para exercer algo ou realizar algo no reino de Deus, as coisas acontecerão no tempo certo, quando estiverem maduras o suficiente. E isso significa no tempo de Deus. É isso.

Recomendo a leitura do artigo do Pr. Marcos Tuler (pedagogo, escritor, conferencista e reitor da FAECAD - Faculdade de Ciência e Tecnologia da CGADB), no site: http://prmarcostuler.blogspot.com.br/2010/01/blog-post.html

"... Cantores, pregadores e mestres mirins. Muitas crianças têm perdido a infância por conta de certos “educadores” que no intuito de realizarem nelas o que gostariam para si mesmos, podam-lhes a alegria, a imaginação, a inventividade e o divertimento. Às vezes, são pais que gostariam de ser cantores, pregadores ou professores de escola dominical, mas que por falta de vocação natural, ou até mesmo de uma chamada divina específica, projetam nos filhos, seus sonhos ou objetivos não-realizados...". Pr Marcos Tuler (extraído do site acima).

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário