terça-feira, 4 de abril de 2017

Retété ou repléplé... Mas o que é isso?


"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". (1 Coríntios 13:11)

Uns dizem “reteté”, e outros, “repleplé”. Bom, o certo é que ninguém sabe o que significam essas expressões onomatopaicas, que inclusive eu acho que devem ter se originado, infelizmente, de uma brincadeira de péssimo gosto com as línguas estranhas, usadas para identificar pretensos "cultos pentecostais".

O termo “reteté” não consta de dicionários oficiais. Mas, já li várias tentativas de se explicar a origem dessa palavra, porém há quem diga que teve origem no italiano, ou seja, relacionado com a culinária italiana, o que significaria: “mistura”, “movimento”, “reboliço”, “festa”, “aquilo que foge da normalidade”, etc. O que sabemos é que essa expressão esdrúxula faz o maior sucesso no meio "pseudopentecostal".

Nas reuniões em que ocorre a "unção do reteté", os “hinos” são apresentados em ritmos como axé, com batuques que lembram reuniões de candomblé, e muito forró, até pelo fato de serem mais apropriadas para o tal retété. Daí pessoas rodopiam, correm de um lado para o outro, caem, riem, berram, fazem o tal "aviãozinho", etc.

O perigo disso é que muitas vezes, e em muitos lugares, não se trata apenas de uma meninice. Em muitos casos, existe, inclusive, influência maligna (cf. 1 Tm 4.1); e que é aceita e incentivada por obreiros neófitos que não estudam as Escrituras, deixando de observar a ordem do culto, que está escrito em 1 Coríntios 14. Observe:

"... Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento... Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?... Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus... E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos... Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem". (1 Coríntios 14: 20,23,28,32,33,37-40). É isso.

Sola Scriptura

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário