sábado, 15 de abril de 2017

O colarinho clerical / Terno e gravata







Voce sabia que o colarinho clerical foi criado pelo Rev. Dr. Donald McLeod, pastor presbiteriano, da Igreja da Escócia? (Conforme informação publicada pela "Church of England's Enquiry Centre" em 1894).

Normalmente, é utilizado pelas igrejas Luterana, Metodista, Nova Vida e as Episcopais. O colarinho clerical foi elaborado com a finalidade do uso eclesiástico por parte do ministro evangélico, e posteriormente copiado pela igreja católica a partir do Concílio Vaticano II, por influência dos jesuítas.

Assim como no Mundo Antigo os servos (escravos) possuíam um colar de ferro em volta do pescoço, os ministros evangélicos que utilizam o colarinho clerical estão declarando publicamente que são servos Daquele que os convocou, o Senhor e Sua Sagrada Escritura. Por essa razão o colarinho clerical é branco, porque fala da santidade do Senhor e de Sua Palavra na garganta de seu servo.

A Assembléia de Deus e outras igrejas protestantes adotaram o terno e a gravata como vestimenta do Ministro. Todos sabemos que o terno e a gravata não são roupas espirituais, da mesma forma o colarinho clerical.

Porém, são apenas roupas usadas por Ministros e que possuem um símbolo importante; por isso, são usadas em ocasiões formais e celebrações religiosas. É isso.

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário