quinta-feira, 13 de julho de 2017

o homem e sua natureza pecaminosa

O homem peca porque sua natureza é pecaminosa e suas tendências e inclinações são para o pecado (Rm 5.12; Gl 5.19-21). Estamos mortos em nosso delitos e pecados (Ef 2.1). Todos estávamos perdidos em estado de pecado, nosso destino era a morte e separação eterna de Deus (Rm 3.9,10,23). Mas, pela graça, pelo favor de Deus, sem mérito humano algum, fomos resgatados (Ef 2.5,8,9) e livres da condenação eterna (Jo 3.17-21).

Jesus, o filho de Deus, veio a esse mundo para nos resgatar da perdição e nos salvar da condenação eterna (Jo 3.16; Rm 6.23). Através da sua morte expiatória e vicária fomos perdoados e reconciliados a Deus (Ef 2.13-22).

Agora, os salvos, arrependidos e regenerados, debaixo da influencia da graça de Deus, podem vencer a carne e o pecado (Rm 6.14; 8.2,5) e ter acesso ao Reino de Deus (Jo 3.3,5).

Com esse resumo quero destacar duas verdades importantes, e desmascarar ideias heréticas que estão sendo divulgadas por ai:

Primeiro, o diabo não obriga você a pecar, não atribua seu pecado ao "poder" do diabo. Hoje, virou moda atribuir a culpa de todo o pecado cometido ao diabo e isso não é verdade. Pecamos porque nós somos de natureza pecaminosa. Paulo disse em Gl 5.19-21 que o pecado é fruto do desejo da nossa carne. O que o diabo faz é simplesmente te tentar naquilo que ele percebeu que você tem inclinação, na sua fraqueza e se não tiver sobre a influencia da graça certamente você cairá, e cairá pelo sua própria vontade de pecar, veja o que diz Tiago, o irmão de Jesus: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência" Tiago 1:14.
Com o advento dessas ideias erradas de que todo pecado é por causa do diabo, o homem passou a ser uma "vitima" do diabo, logo então pra que se arrepender se a culpa não é dele? Mas, as Escrituras mostram que a culpa do pecado é do homem, por isso Cristo e os apóstolos chamam os homens ao arrependimento (Mt 3.1; 4.17; At 2.37,38).

Segundo, Jesus não morreu para pagar a nossa divida com o diabo. Isso é mentira e não te apoio nas Escrituras. Jesus morreu e derramou o seu sangue para pagar a nossa divida com DEUS. Na lei de Deus quem peca deve morrer e a unica forma de cobrir pecados é o derramamento de sangue do justo pelo injusto. Jesus, o Justo e sem pecado derramou o seu sangue para nos redimir e remir, pagando o preço do pecado que era a morte e sua morte foi na cruz de forma expiatória e substituta (Hb 9.22; Rm 6.23; 5.6-11).
O diabo é um miserável e condenado e não tem poder sobre o destino humano, apenas aguarda para se jogado no inferno no dia do juízo final (Mt 25.41; I Jo 5.18). Aquilo que ele faz deve ter a permissão de Deus (Jó capitulo 1 e capitulo 2).
É isso

Sola Gratia
Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário