sábado, 23 de junho de 2012

SOLO CHRISTUS: Só Jesus Cristo

À medida que a fé evangélica se secularizou, seus interesses se confundiram com os da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro de nossa visão. 

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. 

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada. 

Nossos cultos tem se tornado declaradamente antropocêntrico, ou seja, o centro é o homem e não Cristo. 

Os Louvores e pregações se limitam as necessidades do homem, não há destaque em Jesus Cristo, como Deus deve ser admirado, adorado, reverenciado pelo que Ele é, ou seja, pela sua onipotência, Onisciência, Onipresença, imutabilidade, soberania, Glória e sacrifício vicário. Mas quando Cristo aparece no cenário dos louvores e pregações  hodiernas se limita a um "garçom" dos homens, enquanto o homem "determina" vitórias, Jesus vai servindo seus "clientes exigentes", que cada vez querem mais dinheiro, mais status, mais carros novos, mais casas luxuosas, etc.

Repudio esse "evangelho" mercantilista, pragmático e cheio de sincretismo. Repudio esse "evangelho" em que Cristo já não é o centro do nosso culto, da nossa adoração, da nossa vida. 

Vivemos em tempos que se cumpre verdadeiramente o que Cristo disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". Mt 7.21-23.

Nossos cultos estão eivados de auto-ajuda, mas carente de ajuda do alto. Precisamos rever nossos conceitos e voltarmos aos princípios da reforma e declararmos Só Cristo (solo Christus). Amém.

Pr Pedro Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário