sábado, 30 de junho de 2012

SOLA GRATIA

SOLA GRATIA: Só a Graça

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9 


A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. 

Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores e aqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. 

Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas. 

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora. 

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça

A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. 

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

A graça de Deus é a expressão do Seu amor para com os homens. É por ela que podemos viver e expressar a Sua imagem em nós. É por ela também que todo homem pode ser salvo, crendo em Jesus Cristo. Assim, não há mérito humano, mas iniciativa e ação divina que é aceita por fé

Aqueles que resistem à ação desta graça não têm nenhuma esperança, pois à parte dela não há possibilidade de salvação. Nenhuma obra humana pode salvá-lo, mas somente a graça divina.


Com isso podemos afirmar que é pura heresia o que algumas vezes somos obrigados a ouvir, como por exemplo: "dá o dizimo que você não vai ficar doente, não vai gastar com farmácia, se você pagar o dízimo vai ter isso e aquilo, etc".


Só lembrando tudo o que temos e recebemos é pela e tão somente graça de Deus. Essa teologia da barganha é anti bíblica e fere a doutrina da graça de Deus. todo ato ou obra meritória de nossa parte é insuficiente para Deus. O senhor nos abençoa não porque merecemos ou porque fizemos algo importante, mas simplesmente porque Ele é bom e sua graça é infinita.


Ofertas e dízimos se dão por gratidão daquilo que Ele já nos deu, e nunca como objeto de barganha com Deus. Que Deus nos abençõe.


Te agradeço oh! Deus pela sua infinita e imensurável graça.


Termino com as palavras de Davi: "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR". Salmos 116:12-13. Sola Gratia, ou seja só a graça de Deus.


Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário