sábado, 19 de novembro de 2011

O Deus de misericórdia e perdão

No Salmo de número 103, Davi mais uma vez demonstra porque era homem segundo o coração de Deus, pois convida a sua alma a louvar a Deus pelo que Deus é e não pelo que Deus pode dar. No contexto histórico é fantástico sabermos que os deuses das outras nações era entendido como deuses irados, carrancudos, vingativos, sem piedade e que exigiam dos seus adoradores até sacrifícios humanos para se satisfazerem. Seus adoradores muitas vezes tinham que agrada-los, com sacrifícios de comidas e bebidas, pois entendiam que eles estavam furiosos após uma chuva forte, uma tempestade, terremoto, maremoto, ou qualquer catástrofe, assim entendiam que o seu deus estava furioso, portanto teriam que agradá-lo, a fim de voltar a paz ou a tranquilidade. 
Agora veja Davi, aparece nesse cenário, rodeado de nações com entendimento de um deus vingativo e que necessitava ser agradado para não matá-los; porém, no salmo 103 convoca a sua alma e daqueles que creem que YHWH (Jeová), o Deus de Israel, não era como os deuses das outras nações, pois era um Deus misericordioso, bondoso, longânimo, que não nos trata segundo os nosso méritos e feitos, mas com GRAÇA e AMOR. Um Deus que trabalha em nosso favor, que nos ajuda, que nos compreende, quando escreve no seu Salmo que Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. 
Davi errou muitas vezes, pecou muitas vezes, e talvez para muitos não deveria escapar da fúria de Deus, da perdição, e do castigo mortal, mas contrariando a todos e a tudo Deus o perdoa e o levanta novamente como Rei e o abençoa, após seu claro arrependimento e contrição, pois quando perguntado qual o castigo que preferiria não hesitou em dizer "prefiro cair na mão do Deus vivo, pois é misericórdioso...". Que declaração de plena percepção e conhecimento do Deus que ele servia.
Esse é o Deus que pregamos e cremos, já revelado a seus servos mesmo em tempos que a misericórdia era sinal de fraqueza, então o nosso Deus, forte e poderoso, se mostra cheio de misericórdia. Glória a Deus! 
Convido o leitor juntamente comigo a louvar a esse Deus de misericórdia, que se revelou posteriormente através de seu filho amado Jesus. com as mesmas características. Israel esperava um conquistador sentado num cavalo branco com uma espada manchada de sangue dos seus inimigos, com um grande exercito de homens conquistadores, cheios de guerra, sem misericórdia para com seus inimigos, mas ao contrário disso aparece Jesus, filho de um carpinteiro, humilde, sem espada, sentado num jumentinho, sem grandes guerreiros o seguindo, cheio de amor, misericórdia, perdão e fazendo bem até aos "inimigos de Israel" quando atendeu ao pedido do centurião, curando seu servo e ainda declarando que ele tinha um grande fé. Declarando para amarmos nossos inimigos e perdoar os que nos maldizem, que o seu Reino era composto de homens e mulheres que procuravam a paz, que não tinham vergonha de chorar, que mesmo sendo humildes seriam honrados e destacados e que o segredo da vitória era amarmos uns aos outros. 
Esse é o Deus que servimos, o Deus que foi revelado ao grande apostolo Paulo e dEle se escreveu como sendo um Deus da Graça, um Deus que nos salva, pela sua graça e não por nossos merecimentos ou obras. 
Portanto, Louvemos a Deus comigo nesse dia, pois tudo que somos e temos é fruto da sua infinita graça e misericórdia. 
Não aceite que o convençam a servir um Deus vingativo, carrasco, e terrível, mas creia que servimos um Deus longânimo, misericordioso e cheio de amor. 
É certo que Deus é Justo e que sua justiça anda junto com seu amor, mas saiba que nunca punirá um transgressor, sem antes dar-lhe a chance de se arrepender e desfrutar do seu perdão e amor. A justiça de Deus é para aqueles que não querem e rejeitam seu perdão e amor. 
Saiba que Deus nos ama e não tem prazer na nossa perdição. Portanto, quero te louvar Senhor Jesus, porque tu és bom e sua benignidade dura para sempre. E a todos que se chegam a Ele de maneira nenhuma os lança fora. Amém!

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário