sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O que é ser santo?

Sei que o espaço é curto, mas de forma sucinta ser santo não é ser carrancudo, andar de "uniforme evangélico", ser religioso, cumprir as regras de uma denominação, ser alienado, viver uma vida cheia daqueles - não toque, não mecha, não use, etc (Cl 2.20-23)... Terminantemente não! Não é isso.

Ser santo é ser separado, não das pessoas, mas do sistema controlado e dirigido pelo diabo, é viver uma vida separada do pecado (vontade da carne - Gl 5.19-21).

O termo grego usado para a palavra SANTO é ἅγιος (hagios) e tem como seu sentido fundamental ser “separado"; veja não é ser perfeito, não é viver de aparência para agradar outros homens ou um sistema religioso, mas ser separado para uso de Deus.

A santificação ou a separação do pecado é realizado pelo Espirito Santo, de dentro para fora do homem, em resultado da regeneração e justificação divina, operada nesse homem, mediante a Graça de Deus (Rm 6.22; I Ts 5.23).

A santificação é fruto da obra da Graça salvadora de Cristo, não é resultado de obras humanas. As boas obras não torna o homem santo, mas o homem santificado pelo Espirito Santo produz obras que agradam a Deus, como: oração, amor pela palavra de Deus, obediência a palavra de Deus, fruto do Espirito (Gl 5.22), etc.

Com a palavra o Apostolo Pedro: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" 1 Pedro 1:15,16.

Sola Scriptura
Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário