quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O NATAL DE CRISTO É DE ORIGEM PAGÃ?

É impressionante o esforço de alguns "entendidos" em paganizar o Natal, alegando que o Natal é de origem pagã. Meus amigos, vocês sabiam que o bolo de aniversário é de origem pagã?

Vocês sabiam também que é de origem pagã: o vestido de noiva; o terno e a gravata; as construções históricas que visitamos; as ruas da cidade por onde andamos; a comemoração de aniversários; a aliança de casamento colocada na mão esquerda; etc. É só pesquisar, não vou ser mais específico por falta de espaço. 

Quase nada, neste mundo, tem origem cristã... Agora veja, quando você comemora seu aniversário significa que você é pagão? A aliança que você usa na mão esquerda significa que voce é pagão? É lógico que não.

Ligar o Natal ao paganismo é ignorar as profecias do nascimento de Cristo; é ignorar a importância da encarnação de Cristo. 

Reprovar e até proibir a celebração do Natal de Cristo por causa de Papai Noel, duendes, gnomos, decorações natalinas e outras coisas mundanas é característica de um pseudocristianismo desequilibrado (cf. Ec 7.16,17).

É o mesmo que dizer ao Judeu que o sacrifício de animais praticado no Antigo Testamento era pagão, porque os povos pagãos também sacrificavam animais. Dizer que o dízimo é pagão, porque os povos da antiguidade também praticavam o dizimo a seus deuses. Ou você não sabia que os povos antigos, que adoravam outros deuses também sacrificavam e dizimavam, antes mesmo da Lei e dos Hebreus?

A maioria dos argumentos que relacionam o Natal ao paganismo são de origem de pseudo cristãos, como os "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" que satanizam tudo, até a igreja para eles é do diabo.

Lamentavelmente, vemos esses argumentos defendidos e até escritos em literaturas teológicas evangélicas.

Lembrando que somente começou essa "febre" de satanizar o Natal, de 1990 para cá, com o crescimento do Neo pentecostalismo. Pois antes disso todos os Cristãos Evangélicos comemoravam o Natal de Cristo sem questionar.

Não é interessante que os pais da igreja, os reformadores da Igreja; e os grandes teólogos do passado, não terem deixaram nenhum registro condenando a comemoração do Natal?

Bom, minha resposta é NÃO. O Natal Cristão não é de origem pagã, pois independente da data, se Jesus nasceu em dezembro ou não, o natal cristão celebra a encarnação de Jesus. 

Devemos lembrar que o homem ignorou o nascimento do menino Jesus, mas os anjos desceram do céu e comemoraram o primeiro Natal Cristão, com louvores:

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam". (Lc 2. 10-18).

Quero aqui deixar algumas sugestões (ou conselhos) aos "cristãos" inimigos do Natal de Cristo, dados pelo, escritor e teólogo, Pr Ciro Sanches Zibordi:

- Não se deixem influenciar pelo espírito do Anticristo (1 Jo 4.3);

- Observem que o Diabo deseja, a todo custo, fazer com que o nome de Jesus desapareça da face da terra;

- E uma de suas estratégias é apresentar “outro evangelho”, fanatizante, farisaico, legalista, que procura desviar os salvos da verdade, carregando-os de ordenanças, como: “não toques, não proves, não manuseies” (Cl 2.20-22);

- Em vez de apresentarem inúmeras razões para não celebrarmos o Natal de Cristo, falem da gloriosa encarnação do Verbo (1 Tm 3.16; Jo 1.14; Gl 4.4,5), da sua morte vicária (2 Co 5.17-21) e da sua maravilhosa ressurreição (1 Co 15.17-20). O Natal é uma data propícia para isso.

Feliz Natal!

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário