terça-feira, 24 de novembro de 2015

ESTAMOS DISTORCENDO O SENTIDO DE CULTO A DEUS?


É impressionante como distorcemos o sentido de culto. Tenho lido e visto publicações sobre convite ou divulgação de culto que infelizmente retratam nossa distorção sobre o que significa um culto a Deus. A palavra “culto” deriva do Latim "cultu" e significa adoração ou homenagem a Deus. Etimologicamente, o termo latino "cultu" envolve a raiz "colo, colere", que indica “honrar, cultivar”, etc. 

Os principais termos que descrevem o ato/atitude de “culto” são o Hebraico, החָשָׁ (shachah) e o Grego, προσκυνέω (proskuneo). Essas duas palavras e seus derivados correspondem a 80% do uso cúltico bíblico.

O primeiro vocábulo, "shachah", significa “inclinar-se, prostrar-se”, como, por exemplo: “E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar (lit. “prostar”) perante mim, diz o Senhor” (Is. 66:23). 

A segunda palavra, "proskuneo", indica originalmente “abaixar-se para beijar”, vindo a indicar “prostrar-se para adorar”, “reverenciar”, “homenagear”, etc. O exemplo clássico sai da boca de Jesus: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram [προσκυνοῦντας] o adorem [προσκυνεῖν] em espírito e em verdade” (Jo. 4:24).

Há ainda dois importantes termos que expressam ideias de culto. O primeiro é דבַעָ (abad), “servir”, “trabalhar”. Por exemplo, o Senhor diz a Moisés: “Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte” (Êx 3:12). 

A segunda palavra é λατρεία (latreia), “servir”, como visto no diálogo de Cristo com o Diabo: “Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás [προσκυνήσεις], e só a ele servirás [λατρεύσεις]” (Mt 4:10). É interessante notar que um dos "locus classicus" de adoração e culto utiliza este termo para descrever a entrega do corpo a Deus como “culto racional” [λογικὴν λατρείαν] (Rm. 12:1).

Em suma, O que se pode concluir deste rápido estudo etimológico? “Cultuar” envolve tanto a ‘homenagem ou reverência’ a Deus, quanto o ‘serviço’ a sua Pessoa!

Culto então é homenagear a DEUS, serviço de adoração a DEUS, e ainda posso dizer que é um trabalho ou serviço prestado a DEUS. Veja Deus sempre é o alvo, o objetivo maior. posso dizer que um culto verdadeiro e aceito é o culto TEOCÊNTRICO.

O que dizer de frases como essas: "Venha receber a sua Benção"... "Culto da vitória"... Culto da restituição"... "Campanha dos sete mergulhos de Naamã"... "Culto do amigo"..., ou coisas similares. Frases como essas demonstram que há uma imensa distância entre o culto a Deus e o culto que muitos estão realizando, um culto antropocêntrico. Nesses cultos o centro sempre é o homem e suas necessidades.

O culto verdadeiro é um lugar de homenagem, ou ainda um lugar de serviço a Deus. Culto é lugar de serviço de agradecimento a Deus e exaltação da sua glória. Mas, o que vemos hoje são manifestações hedonistas, pragmáticas e antropocêntricas. 

É bem verdade que quando adoramos e reverenciamos a Deus em um culto, nosso Deus por sua bondade e misericórdia pode, conforme sua soberana vontade, nos abençoar, curar, ajudar, renovar, confortar, alimentar, libertar, etc. Mas, o princípio do culto é servir a Deus e não ser servido. Que Deus tenha misericórdia dessa nossa geração. Voltemos ao verdadeiro culto, ao verdadeiro Evangelho.

Soli Deo Glória.

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário