quarta-feira, 25 de abril de 2012

REQUISITOS PARA SERMOS OUVIDOS E ATENDIDOS POR DEUS

Ao inaugurar o tão esperado Templo, Salomão o dedica a Deus e em resposta o Senhor lhe traz um grande ensinamento, VEJAMOS: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" II Cr 7.14. 
Interessante irmãos o que Deus nos ensina, neste texto, pois aqueles que pertencem a Deus precisam de quatro requisitos para serem atendidos, como exigência de Deus.
Primeiro, quem quer ser atendido por Deus, quer ser ouvido por Deus, precisa se humilhar, ou seja precisa ser humilde de coração, ou ainda, se colocar no lugar de servo; isso certamente vai ao encontro de muitos ensinamentos errôneos que temos ouvido por ai, como o determinismo, por exemplo, pregado pela falaciosa Teologia da Prosperidade, onde Deus é um simples garçom para servir seus clientes mimados; mas neste texto aprendemos com Deus que temos que ser humildes, servos, para Ele nos ouvir, assim como Jesus quando encarnado nos ensinou dizendo "...sou manso e humilde de coração..." Mt 11.28-30. 
Segundo, precisamos orar, orar não é dom, ninguém tem o dom de orar, mas orar é necessidade, todos precisamos orar, conversar com Deus, pois isso é sinônimo de dependência de Deus; mas como orar, a Bíblia ensina "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..." Lc 18.1, já Paulo nos ensina "Orai sem cessar" I Tes 5.17, e ainda "...regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes..." Rm 12.12. 
Terceiro, precisamos buscar a Deus, ou seja, buscar significa procurar de todas as formas agradar e obedecer a Deus; a busca por Deus envolve também o desejo de conhecê-lo melhor e isso só é possível quando amamos, meditamos e lemos a sua palavra; essa busca precisa ser imediata, veja: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" Is 56.6, além disso precisa ser uma busca sincera e de coração, veja: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" Jr 29.13. 
Quartose converter dos seus maus caminhos, ou seja, o caminho para a presença de Deus ainda é o arrependimento que gera a conversão; nossos pecados nos separam de Deus, pois Ele é Santo, com isso é necessário deixarmos o pecado que tão de perto nos rodeia, pois através de um arrependimento sincero, poderemos chegar a Deus.
Bom, basicamente cumprindo isso o Senhor nos garante três coisas: Primeiro, "Eu ouvirei dos céus...", Ele nos ouvirá. 
Segundo, "...perdoarei os seus pecados...", ou seja nos receberá, se chegará perto. 
Terceiro e último, "...sararei a sua terra...", ou seja, atenderá nosso pedido. 
Que Deus nos abençõe. Soli Deo Glória.

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário