terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O VERDADEIRO AMOR

O Apóstolo Paulo dedica um capítulo inteiro da carta aos coríntios para falar do verdadeiro amor

vejamos com leitura do texto o que poderemos aprender com o velho Apóstolo: "o AMOR é muito paciente e bondoso; nunca invejoso ou ciumento; nunca é presunçoso, nem orgulhoso; nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem...se você amar alguém será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, e sempre se manterá na sua defesa." I Co 13.4-7 (Edição Ilustrada do N T Vivo). 

Se o nosso dito "amor" estiver fora desses padrões, certamente não é o verdadeiro amor.

Com isso podemos concordar que no tocante ao AMOR ensinado por Deus, ou seja, o verdadeiro amor não é:

1. Ter amor não é ter ciúmes.
A sociedade em que vivemos nos ensina que quem ama sente ciúmes, porém o ciúmes aqui não é o mesmo sentido, como traduzido do grego "zêlos", que significa cuidado ou zelo, na carta de Tiago: "Ou supondes que em vão afirma a Escritura: E com ciúmes (zelo) que por nós anseia o Espírito, que Ele fez habitar em nós?". Tg 4.5

O texto acima retrata do cuidado que o Espírito de Deus tem conosco, pois o próprio contexto da carta nos traz a real compreensão quando Tiago, o justo, irmão de Jesus, ensina a nos separarmos do mundo (sistema controlado e dirigido pelo diabo); no seu argumento ele quer dizer que quem faz aliança com o sistema dirigido e controlado pelo diabo é inimigo de Deus, com isso o Espírito Santo que habita em nós não nos quer inimigos de Deus, por isso cuida, zela e até intercede por nós. O problema encontrado é que o nosso vernáculo, ou seja, a nossa língua é "viva" e muda de sentido, ou traz uma conotação diferente com o passar dos anos. O vocábulo ciúmes no tempo em que foi traduzido o texto significava também zelo ou cuidado, porém hoje esse sentido se enfraqueceu e tem destaque apenas o sentido negativo, como um sentimento doloroso de inveja, ou de posse exclusiva e egoísta, sentido completamente oposto ao espírito das Escrituras e ao caráter do Espírito Santo.

Já na sociedade hodierna o que impera é o sentimento negativo, que as vezes é até incentivado por alguns "ditos cristãos" de forma arbitrária, como se isso fosse coisa boa, quando na verdade é apenas fruto de uma vida carnal e longe de Deus. O verdadeiro Amor vem de Deus e é um sentimento que deve ser desenvolvido através do fruto do Espírito Santo, como descrito por Paulo em Gálatas "Mas o fruto do Espírito é AMOR..." Gl 5.22. Porém o fruto da carne, que desagrada a Deus, é exatamente o contrário "Ora as obras da carne são conhecidas e são: ...inimizades, porfias, CIÚMES, iras, discórdias, dissensões, facções...e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam. " Gl 5. 19-21. 

O ciúmes, nesse texto, é carnal, alimentado pelos demônios, destrutivo, possessivo, sufocante, egoísta e só faz o mal. Destrói vidas, destrói casamentos, destrói amizades, destrói alianças, destrói tudo o que atinge. 

Mas o ensino bíblico, nossa regra de fé e conduta, nos ensina que o AMOR verdadeiro "...é muito paciente e bondoso; nunca invejoso ou ciumento...nem egoísta". Traz o bem, a paz, a alegria e onde atinge constrói vidas, relacionamentos, casamentos amizades, alianças, etc. É saudável, é de Deus, vem de Deus e alegra a Deus.

2. Ter amor não é guardar rancor ou ser vingativo
O amor verdadeiro não guarda rancor, diz o texto bíblico. Quem ama tem disposição para perdoar, não guarda raiva, não pensa em vingança, não busca fazer o outro sofrer; mas é longânimo, ou seja, sempre pronto para perdoar, pois nele habita o Espírito "Mas o fruto do Espírito é AMOR...longanimidade...mansidão e domínio próprio." Gl 5.22. Precisamos aprender a verdadeiramente amar.

3. Ter amor não é ser infiel.
A bíblia nos ensina que quem tem o verdadeiro amor não trai, é fiel, custe o que custar, veja: "...se você amar alguém será leal para com ele, custe o que custar...". A fidelidade nesse caso é algo espontâneo, voluntário, prazeroso, pois o amor que permeia seu coração o leva a isso; não é algo forçoso, não é por medo, ou por pressão, ou por imposição. Muita gente erroneamente acha que a vigilância exagerada, a pressão, o sufocamento, as cobranças sem limites resultarão na fidelidade de alguém; ledo engado, pois quem mantém uma pessoa fiel a outra é simplesmente o AMOR verdadeiro. Quem ama, ama e isso não é fruto de imposição, mas inerente da pessoa. Quem ama é leal, custe o que custar, simplesmente assim.

4. Ter amor não é ter desconfiança, alimentar desconfiança.
Veja o que a bíblia nos ensina: "Se você amar...sempre acreditará nele, e sempre se manterá na sua defesa". 
Um relacionamento saudável, prazeroso é baseado na confiança. Isso serve tanto para o casamento, ou amizade, ou namoro, etc. Certamente o ingrediente principal de um relacionamento é a confiança mútua. Ou confio ou não confio, não existe meio termo. Agora se há o verdadeiro AMOR ai há confiança, você acredita e mais ainda, sempre se manterá em sua defesa, pois é assim que o texto sagrado diz "...sempre se manterá na sua defesa...". Além de acreditar, sairá em sua defesa, pois confia, pois ama. 

Todo sentimento contrário ao exposto acima não é AMOR verdadeiro. Pode ser qualquer coisa, menos AMOR verdadeiro. 

O importante é sabermos que o AMOR verdadeiro não mata, não sufoca, não trai, não faz o outro sofrer, não se vinga, não é egoísta, não é possessivo, não é maldoso, não é invejoso, não é malicioso, não é fruto da carne, não destrói, não é orgulhoso, enfim não prejudica e nem faz o mal. 

Mas como posso amar de verdade? Pode alguém perguntar. A resposta é simples só AMA de verdade que é dirigido pelo Espírito Santo, quem dá lugar a Deus em sua vida, quem ora por isso e pede a Deus que desenvolva em si o fruto do Espírito. Busque a Deus, viva com Deus e Ele nos ensinará a AMAR de verdade. 

Aprendamos com o Apóstolo João, conhecido como o Apóstolo do amor:
"Não ameis o mundo, nem o que  há no mundo. Se alguém ama o mundo o AMOR do Pai não está nele" I Jo 2.15
"Aquele que não AMA não conhece a Deus, pois Deus é AMOR" I Jo 4.8
"...Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" I Jo 4.12

Que Deus nos abençõe e nos ensine a amar. E que da próxima vez que dissermos "Eu Te Amo", possamos considerar: será que amamos mesmo?

Soli Deo Glória.

Pr Pedro Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário