domingo, 20 de fevereiro de 2011

O PERIGO DA LINGUA

Tiago, irmão de Jesus, se destaca em sua carta, pela sua praticidade, ou seja, ensina um cristianismo prático, infelizmente me parece que isso anda em falta nesses últimos dias. No capítulo 3, da carta de Tigo, ele dedica alguns versículos para nos alertar quanto ao uso da língua, ou seja, daquilo que falamos. Eu costumo dizer que temos que ter alguns cuidados nesse aspecto, como por exemplo: O que falar, quando falar, com quem falar, para que falar. Esses aspectos precisam ser levados em conta antes de falarmos. 
Existem pessoas, inclusive ditas evangélicas, que usam a língua indevidamente, falam o que querem sem atentar para os aspectos acima citados, não quero aqui me colocar na qualidade de quem não erra, mas aprendi com Davi que se preocupava com isso ao escrever "põe, o Senhor, um guarda na minha boca..." (Sl 141.3). É preciso registrar que nesses longos anos servindo a Deus tenho presenciado familías inteiras destruidas pela lingua de alguém, já vi pessoas tristes, desviadas, depressivas, por causa da língua ferina de alguém. Pessoas que falam o que não devem e entram até no campo da difamação, da calúnia, do falso testemunho, tendo um coração mau e perverso, geralmente para proveito próprio, movidos por inveja, rixas, porfias, emulações, etc.
O que me espanta é que essas pessoas sempre saem aparentemente impunes, pois falam, difamam, espalham fofocas, mexericos, sempre usando a 3ª pessoa, dizendo: "falaram isso", e ao serem perguntados quem foi que disse? Quase sempre dizem: "ah! não sei falaram". Lamentável.
Já vi pessoas serem disciplinadas por adultério, por fornicação, etc, mas nunca vi, pelo menos eu, uma pessoa ser disciplinada na igreja por fofoca, mexerico, difamação, boato, etc. Será que a fofoca é menos grave que outros pecados? Eu só sei que vidas de pessoas estão sendo destruidas por línguas peçonhentas, espalhadas por ai, com liberdade de ação, já que a sensação de impunidade as motivam e as estimulam a isso.
Porém, quero aqui registrar às vítimas desse mal, que assolam as igrejas, que se essas pessoas escaparem da lei eclesiástica, ou seja, se na igreja passarem impunes; se escaparem da lei dos homens, pois é crime tipificado no Código Penal (difamação, calúnia e injúria), nunca escaparão do juizo de Deus.
Jesus, nosso Mestre, deixou registrado nas escrituras que ..."a abundãncia do coração isso fala a boca..." (Mt 12.34), ou seja, a boca só fala que a pessoa tem dentro dela. Já no Livro de Salmos, o salmista diz: "aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei..." (Sl 101.5). No Livro de Êxodo, moisés deixou registrado, como parte dos 10 mandamentos: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Ex 20.16). O Sábio Salomão afirmou: "a falsa testemunha não ficará impune e o que profere mentiras perecerá" (Pv 19.9). O Salmista também deixou registrado que o difamador não entra no céu (Sl 15.3). E para terminar fiquemos com a palavra do Nosso Mestre Jesus "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo..." (Mt 12.36). O Senhor esta atento a tudo e tudo que o homem plantar isso também ceifará (Gl 6.7). Que Deus nos abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário