sábado, 5 de fevereiro de 2011

IGREJA É LUGAR DE REFÚGIO OU DE OPRESSÃO

 IGREJA É LUGAR DE REFÚGIO OU DE OPRESSÃO

Em Eclesiologia aprendemos que Igreja (Ecklesia) deve ser entendida sobre dois aspectos, no primeiro aspecto é que a igreja tem o significado espiritual, ou seja é o conjunto de crentes salvos ou todos os crente em todos os tempos e de todos os lugares que aceitaram a Cristo como seu único Senhor e Salvador, em outras palavras é a Igreja Universal, a Igreja Invisível, a noiva de Cristo; no segundo aspecto a Igreja tem o significado local, ou seja é o conjunto de crentes que frequentam determinada denominação, chamada de Igreja Local. Para maior compreensão no primeiro aspecto a Igreja é Universal, no segundo a Igreja é Local, no primeiro aspecto a igreja é Organismo, ou seja, corpo de Cristo, no segundo aspecto é Organização. Não quero aqui me ater ao primeiro aspecto, pois como organismo e corpo de Cristo a Igreja é santa, irrepriensível, pura, mas quero refletir sobre o segundo aspecto, ou seja a Igreja Local, conhecida como organização, composta de homens e mulheres que em tese deveriam ser santas, não perfeitas, mas buscando e se esforçando para ter uma vida santa (separada) para Deus. Porém o que vemos para nossa tristeza é uma igreja cada vez mais distante do verdadeiro Cristianismo. Não digo isso de forma generalizada, mas uma simples análise somos obrigados a perceber que no convívio entre os "crentes" da igreja local aumenta-se o número de pessoas feridas, machucadas, tristes, desiludidas, a ponto de encontrarmos pessoas frustradas e depressivas, pois um dia entratram em uma comunidade cristã e em vez de encontrarem refúgio, encontraram fofocas, mentiras, invejas, ciúmes, traições, adúlterios, roubos, enganos, distorçoes doutrinárias por interesse próprio, famílias inteiras destruídas e muito mais para nosso espanto. 
As Escrituras ja nos alertavam sobre isso quando o Apóstolo Paulo esreveu a Timóteo: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos, porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficáciadela. Destes afasta-te..." (II Tm 3. 1-5).
Jesus, o nosso grande Mestre, já havia nos alertado quando nos ensinou acerca da parábola do trigo e do joio (Mt 13. 24-30) e o que nos chama a atenção é que o joio parece ser idêntico ao trigo, em outras palavras o joio anda conosco, nos saúda, nos elogia, come conosco, canta em nossos conjuntos, assume cargos eclesiáticos, ensina em nossas escolas dominicais, ou seja, como parecem verdadeiros cristãos, mas na verdade não são, não passam de joios, são ervas daninhas que nos prejudicam e nos fazem mal. O consolo é que Jesus é o cabeça e Senhor da Igreja e conhece os que são trigos e os que são joios e no tempo certo vai arranca-los e lança-los no fogo. 
Nós precisamos ficar atentos, pois nesses últimos dias estamos vivenciando a liderança de alguns  homens corrompidos, que usam as pessoas e amam as coisas, tratam a igreja como negócio, as gerenciam apenas como uma empresa, mas se esquecem que a liderança de uma igreja verdadeira e genuína não consiste apenas em uma boa gerência, em negócios, mas sim em amar as pessoas, com uma liderança espiritual e na direção de Deus, hoje temos muito gestores, mas poucos pastores. Precisamos ficar atentos pois estamos vivenciando uma igreja composta de pessoas carnais que não tem interesse em aprenderem a palavra de Deus, os cultos de escola dominical e de ensino são os cultos mais vazios, verdadeiro periodo da Igreja de Laodicéia, igreja de mornos. Porisso, encontramos pessoas oprimidas, tristes e desiludidas dentro dessas comunidades ditas cristãs. Mas quero terminar dizendo que ainda existe igrejas locais sérias, com lideranças sérias, vivendo o verdadeiro cristianismo, onde o fruto do espírito (Gl 5.22) é buscado em oração e pratica em detrimento aos frutos da carne (Gl 5.19-21). Que Deus nos abençõe e para os crentes "trigos" eu digo tenhamos paciência e olhemos para Jesus (Hb 12.2), orando como o Apóstolo Paulo "MARANATA!". 

Pr Pedro Pereira
Teologo e Conferencista



5 comentários:

  1. Vc não está sozinho querido
    nesse barco...Jesus navega com vc e quando as aguas se tornam bravias
    ele acalma a tempestade...Ele sabe de tudo que aflige o seu coração
    Ele sabe de suas percas ...aflições...e está atento para reverter
    toda essa situação...Não temas ....Tenhá fé!!!creia no poder do
    Deus que vc serve, adore-o ...Louve a ele mesmo nas tribulações...
    confia nele mesmo quando pensares que tudo está perdido, lembra a historia de Jó?Deus retribuiu a ele duas vezes mais do ele perdeu por ele ter persistido e acreditado no seu poder de reverter situações!
    Deus proverá tudo na sua vida , ele vai restituir tudo que perdeu aleluiasss, creia nisso e toma posse !!!Deus te abençoe
    Que nesse novo dia que amanhece o Senhor esteja fortalecendo sua vida
    te dando forças e novas esperanças que serão concretizadas pela sua
    infinita misericordia!!Segura nas mãos de Deus e ele te guiará até
    ao final da tempestade!!!
    De sua esposa que te ama muito Sara♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras Ir Sara, que Deus te abençõe, pois tem sido uma esposa e companheira fiel.

    ResponderExcluir
  3. querido pastor Pedro,

    gostaria que o Senhor escrevesse sobre a questão do esposo (a) que foi traído. O que fazer casar novamente? É PECADO CASAR DUAS VEZES.


    FIQUEM na paz do Cristo

    ResponderExcluir
  4. Camila, Que deus te abençõe, logo estarei postando algo sobre o assunto, mande um abraço a todos ai.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir