quarta-feira, 29 de outubro de 2025

 A REFORMA PROTESTANTE E SEU LEGADO

Nesse ano a reforma protestante completa 508 anos (31 de outubro de 1517).
Não gosto muito desse nome "protestante", porque nada tem a ver com o evento.
De forma resumida, a reforma apenas foi um grito de parte da igreja pra volta da simplicidade do Evangelho de Cristo, sem acréscimos, sem a inserção de ensinos e coisas que não se sustentavam pelas Escrituras.
Parte desses acréscimos eram as indulgências. As indulgências eram perdões de pena temporal, ou seja, a punição por pecados já confessados e perdoados, concedidos pela Igreja Católica, em troca de doações financeiras, como esmolas para financiar projetos, por exemplo, a construção da Basílica de São Pedro. Isso era um ato de “vender” o perdão dos pecados para arrecadar recursos para a igreja Católica Romana.
Não houve por parte dos pré reformadores e dos reformadores nenhuma intenção em dividir ou provocar uma cisma, mas apenas a tentativa de um retorno as Escrituras.
Martinho Lutero, um monge, do sec. XVI, se depara com o texto de romanos que diz "o justo viverá pela fé" (Rm 1.17); sendo despertado em seu entendimento que as indulgências propostas, na época, não podiam salvar.
A Salvação é pela fé em Cristo e seu sacrifício vicário era suficiente para o nosso perdão e reconciliação diante de Deus. Em suma, quem Nele crer e segui-lo é salvo, bastava o receber como Senhor e Salvador, sem necessidades de obras humanas (Jo 1.12,13; Ef 2.8,9)
Martinho Lutero, então, prega 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Essas teses questionavam o comércio de indulgências e o poder da Igreja. Este evento é considerado o marco inicial da Reforma Protestante. Tudo isso culmina com Martinho Lutero expulso (excomungado) da Igreja Católica, em 3 de janeiro de 1521, pelo Papa Leão X.
A reforma nos deixa um legado que serve de modelo a todas as igrejas ditas protestantes e que querem viver o modelo do Evangelho Genuíno, Esse legado chamamos de os 5 (cinco) Solas:
1. Sola Scriptura (Somente a Escritura): A Bíblia é a única e última fonte de autoridade para a fé e a prática cristã.
2. Solus Christus (Somente Cristo): Jesus Cristo é o único salvador e intercessor entre Deus e os homens.
3. Sola Gratia (Somente a Graça): A salvação é um dom gratuito de Deus, não conquistada por mérito humano.
4. Sola Fide (Somente a Fé): A salvação é recebida apenas pela fé em Jesus, não por obras ou rituais.
5. Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória): O propósito da vida do cristão é glorificar a Deus em todas as coisas.
A Deus seja a gloria e a honra par sempre.
Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário