domingo, 19 de novembro de 2023

Os novos judaizantes e o culto

Os judaizantes, assim chamados os que querem introduzir no evangelho de Cristo as velhas praticas e costumes judaicos, tentam sempre resgatar de alguma maneira os objetos de culto prescritos na Lei e introduzi-los no culto cristão. A arca da aliança, a pia de bronze, o incenso de ouro e o candelabro, por exemplo, são todos objetos do culto judaico que tais homens tentam reviver e trazer para a Igreja. 

Apesar da aparência de piedade, estas coisas são vazias de poder (2 Tm 2.5). Paulo trata estes homens com muita firmeza, ordenando a Tito novamente que os repreendesse “severamente, para que sejam sãos na fé, não dando ouvidos a fábulas judaicas, nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade” (Tt 1.14).

O autor aos Hebreus, aliás, é cirúrgico na sua explicação deste ofício para a Igreja. Ao longo de sua carta, ele faz uma correta conexão entre aquilo que é sombra e o seu cumprimento, entre o tipo e o seu antítipo (Hb 8.5; 10.1). Sua análise começa pela comparação do ofício sacerdotal da linhagem de Levi e o sacerdócio da ordem de Melquisedeque, que não tem princípio de dias, nem fim de vida, semelhante ao Filho de Deus (Hb 7.3). A conclusão óbvia que o autor da carta aos Hebreus chega é que o sacerdócio segundo Melquisedeque é infinitamente superior ao sacerdócio levítico (Hb 7.15,16,22). E Jesus, complementa o autor, é “sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 7.17).

Paulo, combatendo essa heresia, orienta os cristãos da Galácia sobre isso, pois vinham sofrendo essa influencia dos judaizantes, e o pior é que muitos haviam cedido a essas praticas, querendo introduzi-las no meio cristão, veja: "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!" Gálatas 1:6-9.

Estranhamente, nesses últimos dias, temos observado algumas igrejas se iludindo com os neo judaizantes e achando tudo "bonitinho" e com isso introduzindo sorrateiramente em nossos cultos objetos e utensílios do culto judaico. 

O culto cristão é simples, como Cristo e seus apóstolos nos ensinaram, não sendo mais necessário os objetos e utensílios da velha aliança, que eram sombra da figura de Cristo. Agora Cristo é o Centro do Culto. Os elementos necessários e neo testamentários para um culto cristão são: a oração (Ef 5.19,20; 1 Tm 2.1,8; At 2.42), a adoração e o louvor (Cl 3.16; Hb 13.15), a leitura da Palavra de Deus e por fim a pregação da Palavra de Deus (Cl 3.16; 2 Tm 4.2), além disso temos a ceia e o batismo, como ordenança dentro do culto (I Co 11.23-32; Mt 28.19; Mc 16.15,16).

É bom ressaltar que, dentro do culto cristão, existe ainda a necessidade da prática do serviço mútuo, como visto no culto da igreja primitiva (At 2.42,45; Cl 3.16,17), pois isso nos caracteriza como cristãos.

Voltemos ao evangelho simples e genuíno. No culto cristão o centro de tudo é Cristo, que morreu por nós e nos salvou de tão grande perdição. Amém!

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário