segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Igreja. Resgatando o que se perdeu. Parte II.

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:18.

Outro resgate de suma importância é o culto com ORAÇÃO. Sou do tempo que antes de qualquer programação na igreja, inclusive os ensaios de conjuntos e corais, iniciava-se sempre com um período de 30 min de oração.

Ao chegar no culto encontrávamos todos de joelhos, principalmente a liderança. Somente após o amém do dirigente do culto que os crente se levantavam. Diferentemente, hoje, o que encontramos, no inicio do culto, são pessoas nos corredores e na entrada da igreja papeando, conversando, e atrapalhando os poucos que querem orar.

A oração tinha preeminência e importância na vida da igreja. Pelo menos um dia da semana o culto era reservado somente para oração.

As vigílias... Ah! essas eram de oração. Hoje observando essas pseudovigílias modernas nos deparamos com tudo: pulo, cantarola, etc; Cantores gospel e pregadores "avivalistas" querendo se aparecer para arrumar "agendas", mas, o que menos vemos é um período de oração piedosa.

Lembro-me das campanhas de oração, quero ressaltar que é a única campanha que aprovo, a verdadeira campanha, a campanha de oração. As campanhas eram períodos, com inicio e fim predeterminados, onde os crentes se reuniam, no templo ou nas casas, para orarem por um determinado propósito, era um clamor unanime da igreja a Deus, em favor de algo ou alguém.

Como diz um pastor amigo meu - "a oração é a vida da igreja". A oração deve fazer parte da liturgia de uma igreja salutar e verdadeiramente cristã, além disso é a ação mais básica de uma igreja que quer ser parecida com a igreja primitiva, dos primeiros cristãos (At 2.42; 4.31; 12.5).

Oração fala de dependência de Deus, logo uma igreja que prioriza a oração mostra-se dependente de Deus, demonstra com atitudes sua plena comunhão com o Senhor da Igreja, sendo assim torna-se mais sensível a voz e a vontade de Deus.

A igreja que ora, produz crentes santificados (1 Tm 4.5).

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" 2 Crônicas 7:14.

Voltemos a simplicidade do Evangelho. Voltemos a oração. Que voltem os períodos e cultos com oração. 

Sola Scriptura
Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário