quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O que estão fazendo com o Pentecostalismo Clássico?

Tenho amigos em todas as searas do evangelicalismo, amigos que são cessacionistas e amigos que são pentecostais. Mas, confesso que nesses últimos dias estou tendo dificuldades para defender o que chamo de pentecostalismo clássico, pois igrejas pentecostais, estão se neo pentecostalizando e traindo assim o genuíno movimento pentecostal. 

Não culpo meus irmãos cessacionistas por tantas críticas ao movimento pentecostal atual, pois eles não conseguem mais enxergar a diferença entre pentecostais clássicos e neo pentecostais.

Lembrando que o movimento pentecostal moderno e clássico nasceu no início do sec XX, trazidos ao Brasil pelos missionários batistas Daniel Berg e Gunnar Vingren, dando então origem as igrejas Assembleias de Deus. Também nesse mesmo período nasce no Brasil a Igreja Congregação Cristã no Brasil, fundada por Luigi Francescon, ex membro da igreja presbiteriana da Itália. Essas duas igrejas são consideradas igrejas Pentecostais Clássicas. Portanto, a origem do Pentecostalismo no Brasil tem como seus genuínos representantes as igrejas AD e CCB.

Com o passar do tempo surgem outros movimentos com características diferentes do pentecostalismo clássico, com ênfase em curas divinas e milagres, que passam então a serem chamados de movimentos deuteropentecostais ou pentecostalismo pós clássico, que tem como representantes as igrejas: Deus é Amor, Evangelho Quadrangular, Brasil para Cristo, Casa da Benção, etc.

Agora, o problema mesmo estava por vir, na década de 70 para cá surge um novo movimento, os chamados neo pentecostais. Esse movimento cria expressão na década de 90, disseminando inovações e desvios doutrinários absurdos. 

Com ênfase na teologia da prosperidade, e no uso dos meios massificados de mídia, principalmente na TV, esse movimento tem um crescimento rápido, com grande poder de influência. Porém, o que parecia ser uma vitória para o avanço do evangelicalismo, acabou sendo como um "tiro pela culatra". Da mesma rapidez que numericamente crescia, também crescia a propagação de um evangelho estranho as Escrituras. 

O Pragmatismo, o sincretismo, o misticismo, as campanhas intermináveis, o amor ao dinheiro, o afastamento das doutrinas essenciais a fé, o modelo empresarial de igrejas, resultaram na relatividade e apostasia da fé. 

Seus representantes são as famosas igrejas: IURD (Universal), IIGD (Igreja da Graça), IMPD (Igreja Mundial), Igreja Plenitude do Trono de Deus, Igreja Batista da Lagoinha, Igreja Renascer em Cristo, etc. 

Com as neo pentecostais, o culto a Deus, foi substituído por
um "culto" Show, onde os pregadores viraram animadores de auditório, os adoradores viraram astros e ídolos. Elementos estranhos a liturgia foram acrescentados, como danças, palmas, coreografias, luzes coloridas, fumaça, assovios; fora isso ainda introduziram ritos judaizantes, misticos e sincréticos, etc...

Nomenclaturas estranhas as Escrituras também foram introduzidas, como sessão descarrego, encosto, culto do empresário, culto da prosperidade, culto da restituição, antigas novenas com suas campanhas e correntes intermináveis, etc...

Elementos com finalidade mercantilistas, estranhos e condenáveis as Escrituras, como sal grosso, sabonete ungido, rosa santa, óleo de Israel, fogueira santa, trízimo, toalhinhas (suadas), oração por fotos e roupas, água ungida, consulta a ex mães de santo, cajado ungido, etc...

O pior de tudo é que nesse cenário tenebroso e apóstata, muitos "pastores" e "igrejas pentecostais clássicas" estão se dobrando e aos poucos cedendo ao tentador resultado pragmático desse novo movimento, pois seus templos são cheios ou "inchados" e a entrada de dinheiro é de grande vulto.

Voltemos ao evangelho simples e genuíno, chega de pragmatismo religioso, sincretismo religioso, misticismo e superstições. Chega de nomenclaturas antropocêntricas em nossos cultos (culto da vitoria, culto da restituição, culto do amigo, culto da prosperidade, etc), o culto é para Deus e não para nossos interesses. Chega de Shows, chega de aberrações como, cai cai, reteté, profetadas, etc. Chega de pregações de auto ajuda e voltemos as pregações de ajuda do alto, voltemos a pregar sobre o arrependimento, conversão, regeneração, santificação, amor, fidelidade, graça de Deus, consolo de Deus, Espírito Santo, a vinda de Cristo, etc. Chega de modismo e estratégias humanas, voltemos aos "solas" da igreja que foi reformada: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solo Christus, Soli Deo Glória. 

Concluo, dizendo voltemos a manifestação dos dons espirituais, com ordem e decência, conforme descrito em 1 Corintios 14. Voltemos a ser conhecidos como pentecostais, mas principalmente como igreja da Palavra e que as Escrituras tenham primazia em nosso meio.


Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Soli Deo Glória

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário