sábado, 13 de setembro de 2014

CADÊ OS NOSSOS CULTOS DE ENSINO DA PALAVRA DE DEUS?

Em muitos lugares, infelizmente, já não existem mais os cultos de ensino da Palavra de Deus e as reuniões de oração, porque foram substituídos pelas falaciosas "campanhas" e "correntes".

Sou contra essa onda de "campanhas" nos moldes das igrejas neo pentecostais, pois são reuniões pragmáticas para ajuntamento de pessoas e arrecadação de dinheiro, salvo raras exceções. 

Na verdade a única campanha que reconheço nas Escrituras são as campanhas de oração, essas sim tem o aval bíblico, pois Cristo nos ensinou para orarmos sempre, sem nunca desfalecermos (Lc 18.1) e Paulo disse: "orai sem cessar" (I Ts 5.17).

Na verdade o termo "campanha" é emprestado do mundo militar, pois campanha significa um conjunto de esforços militares para destruir ou atacar um inimigo, ou seja, é um esforço, num determinado tempo, para atingir um determinado fim. 

Acontece que essas ditas "campanhas" aos moldes neo pentecostal nunca terminam, acaba uma começa outra, meu Deus! Sempre temos mais sete passos, sete degraus, sete voltas, sete mergulhos, etc... são intermináveis! São muito parecidas com as "novenas" católicas.

Outros problemas que encontramos são:

Primeiro, as mensagens ali pregadas são antropocêntricas, ou seja, são para agradar e satisfazer as necessidades do povo, ora quem não precisa de dinheiro, quem não quer casa nova, carro novo, cura das enfermidades, etc.

Segundo, geralmente, essas campanhas intermináveis, tornam-se um celeiro de heresias como sincretismo religioso, misticismo, etc., com raras exceções.

Terceiro, nessas dita "campanhas" o verdadeiro sentido de culto é distorcido, vejamos: O que é culto? Para quem é o culto que prestamos? Bom, culto é um serviço de adoração a Deus, logo o culto é para Deus e não para a satisfação do homem. Quando se realiza um culto chamado de libertação, da vitória, do empresário, da restituição, etc... Esse culto é para Deus ou é para o homem? Ora é para o homem, pois nesse culto o centro é o homem, restando para Deus ser apenas um "garçom", que tem"que atender esse homem nas suas exigências, na hora e no dia marcado por seus dirigentes. Pasmem, é isso mesmo que se ensina nessas campanhas, que o homem deve exigir, determinar que algo aconteça, Misericórdia! Isso não é culto... se culto é para Deus, logo Deus deve ser o centro da nossa admiração, adoração, agradecimento e louvor e não o homem. Em um culto verdadeiro Deus pela sua misericórdia pode até curar, livrar e abençoar, mas em resposta a nossa fidelidade e adoração a Ele, ou pela sua misericórdia e graça. Agora estabelecer dia e hora para Deus operar... exigir, se revoltar, determinar... o que é isso? Deus é soberano e faz o que Ele quer e quando quer. Se Ele quiser nos dar amém, nós o adoraremos e o serviremos, mas se Ele não quiser nos dar, também o adoraremos e o serviremos, mesmo assim.

Porém tudo isso já é resultado da falta de conhecimento da Palavra de Deus, de Obreiros mal preparados e de lideranças indiferentes a ortodoxia bíblica.

Precisamos urgentemente retornarmos ao "primeiro amor", ou seja, a Palavra de Deus deve ser ensinada de forma constante e sistemática na igreja, nosso povo deve voltar a ter o desejo de ser instruído e moldado pela Palavra de Deus.

Sei dos benefícios da EBD, que pode funcionar como um braço de ensino na Igreja, mas só a EBD é insuficiente, aliado ao fato de que em muitas igrejas não há EBD, outras funcionam precariamente, e outras são compostas de professores leigos e despreparados.

Os benefícios dos cultos de ensino são muitos, pois através do ensino sistemático da Palavra de Deus teremos uma igreja espiritualmente forte, madura, pronta para responder sobre sua fé, sóbria, edificada e santificada. Muitos dos problemas apresentados nas igrejas são fruto de uma má formação cristã, por falta de ensinamento e compreensão das Escrituras.

Bom, pensando melhor acho que vou fazer aqui uma campanha com o seguinte apelo: Voltem os cultos de ensino da Palavra de Deus e as reuniões de oração. Sem dúvida teremos uma igreja sadia espiritualmente.

É isso.

Sola Scriptura.

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário