sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DESERTO...

"Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho... " Ex 13.18

Mas Deus os fez rodear pelo deserto... Interessante. O caminho de Deus nem sempre é o caminho que esperamos ou queremos... Deus preferiu pela sua soberania e poder levar Israel para o Deserto, mesmo tendo outros caminhos para conduzi-los.

As vezes Deus nos leva para o deserto... 

Deserto significa, segundo os dicionários: Região árida, coberta por um manto de areia em que é quase absoluta a ausência de vida. Lugar ermo; solitário; abandonado.

Espiritualmente, deserto significa lugar de solidão, lugar de escassez, lugar de gritar e ninguém te ouvir, lugar de secura, sem água, lugar de mudanças abruptas (geografia inconstante devido as tempestades de areia), lugar de noites frias e dias de calor insuportável, lugar de choro, lugar de tristeza, lugar de provação...

Não queremos estar no deserto, mas as vezes Deus nos quer no deserto. Foi no Deserto que Israel experimentou a presença de Deus como nunca havia experimentado, viram milagres, viram a glória de Deus, viram a intervenção divina, viram Deus supri-los, ajudá-los e aprenderam a depender de Deus.

Ninguém gosta do deserto, mas as vezes precisamos estar no deserto. Deus tem seus propósitos, conhece tudo e controla tudo, portanto podemos concluir que deserto, com Deus, faz bem, nos amadurece e nos prepara para avançarmos na vida cristã.

Outra coisa que devemos ter em mente é que todo deserto, ou seja, o deserto da tribulação, das lutas, das dificuldades, das enfermidades, das incompreensões, das decepções, das humilhações, em fim, todo o deserto é passageiro, um dia passa e chegamos a terra do descanso.

Enquanto o dia do descanso não chega temos uma certeza que nos consola e nos renova a esperança, vejamos o que moisés deixou registrado: "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite". Ex 13.21. 

A palavra diz que o Senhor ia adiante deles. O Senhor está conosco, Ele não nos abandona nesse deserto terrível. Mesmo em meio ao deserto Deus quer que continuemos caminhando, de dia e de noite. Não pare, continue caminhando. Amém.

Sola Scriptura

Pr Pedro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário