terça-feira, 8 de maio de 2012

CRENTE FIEL PODE SER POSSUÍDO POR DEMÔNIOS?

"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele...caso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo". I Co 6. 17-20.

Com o texto acima faço uma pergunta: Pode alguém que foi lavado e remido no sangue do cordeiro, tendo seu corpo como morada do Espírito Santo ser possuído por demônios, no seu corpo?

Bom, logo responderemos, mas estive num determinado lugar cultuando a Deus e um "pregador" convidado ministrou a "Palavra de Deus", logo percebi que o referido pregador, em sua pretensa mensagem estava perdido, pois seu sermão não tinha, ou pelo menos ninguém percebeu, a clareza necessária, sua mensagem era muito confusa e era visível o desconforto dos obreiros e da igreja. Pior quando começou a fazer interpretações distorcidas dos textos que citava, no qual não quero aqui entrar no mérito, pois até ai suas distorções não chegavam a ser heresias demoníacas, mas apenas desvios e deslizes de quem não tem um conhecimento mais exegético dos textos que citou. Agora, o pior estava para chegar, pois não obstante tantos erros hermenêuticos e homiléticos, ao final do culto, chamou os irmãos que desejavam ser curados para tomarem lugar a frente, depois chamou também quem desejava oração por problemas emocionais e conjugais, até ai tudo era benção, pois mesmo após seu fracasso em transmitir algo inteligível, oração nunca é demais. 


Porém, quando começou a orar, como que "tomado por revelações" começou a chamar algumas pessoas dentre as outras para se aproximarem dele, mas ao chegarem colocou sua mão em suas cabeças e expulsava "demônios" daquelas pessoas, o detalhe é que essas "pessoas endemoniadas" eram crentes, inclusive crentes fiéis da igreja. Para piorar mais ainda a situação o “pregador” falava como os "ditos demônios" que “estavam” nos irmãos, da seguinte forma: “Eu quero o chefe, manifesta agora, eu estou mandando, vamos agora manifesta...”, como era de se esperar nenhum “demônio” se manifestou, pois era obvio que aquele "show" era pura obra da carne e infantilidade daquele dito pregador, que desesperado para mostrar-se um "Profeta" ou “grande Pregador”, apelou e apelou feio. 


Que vergonha!!! Vi o desespero do Evangelista que estava dirigindo o culto e do Presbítero que estava ao meu lado, chegando a dizer baixinho no meu ouvido; "estou com vontade de ir embora, não agüento isso". Compreendo a omissão do nobre dirigente do culto, pois o dito pregador tinha sido convidado pelo próprio Pastor Presidente, que não estava presente, pois estava viajando. 
Bom, caro leitores, analisemos a luz da bíblia, pode um crente fiel a Deus ser possuído por demônios? A resposta é direta e com certeza nas Escrituras: NÃO. 

Um crente fiel, tem seu corpo como morada do Espírito Santo, logo é impossível que um demônio se aloje em um corpo que é a moradia do Espírito Santo. 

Não confundamos tentação, com possessão, ou seja, a tentação é algo possível na vida do crente ou de qualquer pessoa, pois até Jesus foi tentado. Veja os textos bíblicos:
"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo". Mt 4.1;
"Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte". Tg 1. 13-15;
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" Mt 26. 41.

A Tentação é uma arma utilizada pelo diabo para derrubar, destruir, levar ao pecado o homem. Satanás usa deste artifício, cabe ao homem ceder à tentação ou não. Portanto ser tentado não é pecado, mas cair na tentação é pecado. 

Agora a possessão já é algo completamente diferente, ou seja, os demônios são espíritos que não possuem corpos de natureza alguma, por isso procuram corpos para habitarem, lembremos que na passagem do endemoniado de Gadara, mesmo Jesus os expulsando, rogaram para que pudessem ao menos entrar nos corpos de porcos que ali estavam, tal é a necessidade deles de possuírem corpos. Agora nenhuma comunhão há entre trevas (demônios) e Luz (Espírito Santo), vejamos; “...porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? ...Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”. II Co 6. 14-17.

Como vemos não há nenhuma possibilidade de um crente cheio do Espírito Santo, que ora, que busca a Deus, que adora a Deus, que tem prazer na Lei do Senhor, que pratica a justiça, que tem os frutos do Espírito Santo, ter ou ser possuído por demônios. Isso é impossível. 

O que pode acontecer é que se esse “crente” deixar de obedecer a palavra de Deus e de livre e de espontânea vontade voltar para o pecado, deliberadamente, se entristecer o Espírito Santo e não se arrepender, daí sim é possível ser dominado por espíritos malignos, porém o caso aqui não é este, porque os que ali estavam eram cristãos e servos de Deus.
Errou e errou feio o dito pregador que talvez querendo imitar alguns ditos “profetas e bispos” de igrejas neopentecostais, que tem o poder da mídia, com programas lamentavelmente ditos evangélicos, carregados de sincretismo religioso, teologia da prosperidade, pragmatismo religioso, misticismo disfarçado, etc.,trazem inovações perigosas e antibíblicas, que chegam a influenciar pregadores inexperientes, rasos de conhecimento teológico, pobres de comunhão e inspiração divina. 

O Problema vai mais além quando analisamos pelo lado dos irmãos atingidos, vítimas dessa inovação desastrosa. O caso é tão sério que pode levar irmãos e ate famílias a tristeza, depressão, sentimento de inferioridade e ao desvio da fé. Chegam a se convencer que os demônios estão no controle de suas vidas e ai o estrago estará feito. Neste caso é necessário entrar com a "vacina" urgente, ou seja, o Pastor prudente deve ensinar, ensinar e ensinar seu rebanho sobre essa e outras inovações perigosas e estranha às Escrituras.
A bíblia diz que nos últimos tempos muitos sofreriam a sã doutrina e dariam ouvidos a doutrinas de demônios:
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” II Tm 4.3,4.
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios...” I Tm 4.1.
Jesus foi muito claro no tocante a esse assunto quando disse que não tinha parte com o príncipe desse mundo, que é o diabo; e que o diabo só veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e vida com abundância. Jesus veio com a virtude do Espirito para expulsar os demônios. 

Ao ascender aos Céu deixou os apóstolos, seus seguidores, com uma incumbência: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados". Mc 16.15-18. 

Em suma, fica claro que é impossível um crente fiel ter ou ser possuído por demônios. Jesus veio para expeli-los, expulsa-los e se você pertence a Cristo e tem comunhão com Ele, logo o maligno não pode te tocar, ou ter domínio sobre a sua vida, que pertence a Deus. "Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles". I Jo 5.18. Amém. Sola Scriptura.

Pr Pedro Pereira






Um comentário: