sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Onde estão as vigílias só de oração?

Tenho saudade do tempo que "vigília" era reunião só de oração. 

Mas, oração mesmo, joelho no chão, clamor a Deus, quebrantamento, arrependimento, choro e muita adoração a Deus em oração. 

Orávamos cerca de 1 h ou 45 min e depois 20 min cantando hinos inspirados (Harpa Cristã); e logo voltávamos a oração, isso toda a noite. Deus operava milagres, restaurava vidas, muitos eram cheios do Espírito Santo e pela sua misericórdia ainda falava conosco nos consolando, edificando e exortando, conforme descrito em 1 Co 14.3.

O que vejo hoje são "vigílias" show, gritarias estéricas, cantorias infindáveis, animadores de auditório, pregadores e cantores de auto ajuda, mas oração nada. 

Quando falo de oração eu falo conforme descrito no livro de Crônicas: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". 2 Crônicas 7:14.

Porém, as "vigílias" modernas não passam de mais uma estratégia humana pragmática para ajuntar povo, pois a carne não quer orar... não são muitos que querem orar, só querem os "mantos", "retétés", "é forte", e toda sorte de "mistérios" estranhos as Escrituras, em uma verdadeira desordem contrariando a ordem descrita em 1 Co 14.40...

A oração piedosa e reverente conforme descrita nas Escrituras pode até não ter aparente e imediato resultado, para essa geração imediatista... Mas a oração piedosa ainda que não seja tão "atraente" como as novas "vigílias", certamente é uma das maiores armas espirituais que Deus nos outorgou (Ef 6.18). 

Jesus, nosso mestre, muitas vezes passava em vigília de oração e esse modelo é que deve ser seguido por nós, seus discípulos, onde a oração era o principal objetivo.

"E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus". Lc 6.12

Seus principais ingredientes são: choro, submissão, arrependimento, paciência, reverência, dependência, confiança, esperança e fé; e seu resultado é comunhão com Deus, resposta das necessidades, e uma vida espiritual vitoriosa.

Voltemos a oração, oração mesmo. A oração não agrada a carne, mas a fortalece e alimenta o espírito. É isso.

Pr Pedro Pereira