domingo, 6 de novembro de 2016

Pregues a Palavra...

"Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina". 2 Timóteo 4:2


"Que pregues a palavra..." O apóstolo Paulo orienta o pastor Timóteo, seu aluno, a pregar a Palavra. O que é pregar a Palavra?

Nesses últimos dias queridos temos ouvido de tudo, menos a pregação da PALAVRA, que pena...

Pregar a Palavra significa falar o que a bíblia diz e não o que eu quero dizer, ou o que eu entendo que ela diz. Pregar a palavra é mais do que usar "jargões", palavras de efeito, gritarias histéricas e gestos teatrais. Pregar a palavra é ser fiel ao texto, trazer ao povo a vontade de Deus e não a minha vontade.

Pare de usar o altar para: desabafo pessoal, atacar pessoas, falar de coisas secundárias e sem importância eterna, ou ainda falar de doutrinas de homens (Cl 2.20-23). Não podemos suportar alguém que se diz porta voz de Deus dizer tudo menos a verdadeira Palavra de Deus, pois o que é de Deus está baseado na sua Palavra.

Pastor, como eu posso distinguir o que é Palavra de Deus e o que é palavra de homem? Ora é simples, sejamos bereanos, faça a pergunta: Está escrito? Onde esta escrito? Se for de Deus está nas Escrituras (At 17.11; Mt 22.29). Lembre-se ninguém por mais querido, carismático, e influente que seja, pode estar acima das Escrituras (sola scriptura).

A palavra de Deus é tão rica, Ela é um poço sem fundo, contém verdades eternas como: arrependimento, regeneração, santificação, arrebatamento da igreja, consolo, provisão, perdão, amor, comunhão, graça, livramento, ajuda do alto, misericórdia, soberania de Deus e tantas outras coisas relevantes e eternas.

Fica aqui a dica do teólogo por excelência, o apóstolo Paulo: "... Que pregues a Palavra... com toda longanimidade e doutrina (ensino)..." 

É isso.

Sola Scriptura