sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O verdadeiro culto a Deus

Sabemos que o culto cristão é um serviço de adoração a Deus, ou ainda, é um período pré-determinado para homenagens, elogios ou veneração a Deus. 

Insisto nesse tema, pois em muitas reuniões evangélicas nossos cultos carecem desses elementos.

Em muitos lugares, infelizmente, alguns dirigentes de culto se comportam como "animadores de auditório", gritam de forma até histérica, gesticulam demasiadamente, forçam um sentimentalismo artificial, como um vale tudo para arrancar alguns “glórias a Deus” ou “Aleluias” do povo; o problema é que esses ditos “animadores de auditórios” acabam sendo um show a parte, viram protagonistas e não coadjuvantes.

Quero deixar claro que sou pentecostal por convicção, creio na manifestação do Espírito Santo no meio da igreja, mas de forma espontânea e verdadeira, e não como temos visto por ai, ou seja, um verdadeiro esforço para uma manifestação apenas externa e não do coração, isso para dar uma sensação falsa de espiritualidade ou satisfação do ego humano.

O dirigente do culto deve ser uma pessoa espiritual e deve conduzir o culto na direção do Espírito Santo, com ordem litúrgica, sem bagunça, sem gritaria histérica, sem desorganização, com discrição, sem chamar a atenção para si, mas levando o povo a olhar para Cristo, o verdadeiro centro e finalidade do culto.

O dirigente do culto deve ser um condutor discreto, a fim de levar os crentes a adoração a Deus, em espírito e verdade. Como disse João Batista “... é necessário que Ele cresça e que eu diminua...”. Jo 3.30.

O verdadeiro culto cristão deve ser centrado em Deus e não no homem. Muitos cultos hoje são antropocêntricos, ou seja, o centro é o homem. 

Observando os louvores e as pregações, percebemos que em muitos lugares tudo gira em torno do homem e das suas necessidades temporárias e materialistas. 

As pregações e os louvores são recheados de “autoajuda”, como por exemplo: você pode fazer, realizar, você consegue, você deve determinar e as coisas irão acontecer, você deve exigir de Deus... você...você... etc. 

Ressalto que a verdadeira mensagem é a da “Ajuda do Alto”, ou seja, você não pode, mas Deus pode... Você não tem, mas Deus tem; como disse Paulo “posso todas as coisas naquele (Deus) que me fortalece” Fp 4.13.

Isso posto, o verdadeiro culto cristão é quando nos reunimos, em nome de Jesus, para reconhecer sua glória e majestade, exaltar seu nome, adorá-lo na beleza da sua santidade, agradecer-lhe por tudo o que nos tem feito, destacar seus atributos divinos, reconhecer sua soberania e por fim adorá-lo em qualquer circunstância. Devemos lembrar que nosso Deus não divide sua glória com ninguém (Is 42.8) 

Servimos a Deus pelo que Ele é e não simplesmente pelo que Ele pode nos dar.

A igreja hoje está sendo tratada como um auditório, como um clube social, lugar de encontro, onde os dirigentes se tornaram "animadores de auditório" e ai vale tudo para animar a platéia. 

É um tal de levanta, senta, levanta, senta; canta de pé, canta sentado, canta batendo palma; canta pulando, canta dançando; em alguns lugares se ouve até assovios, luzes apagando e ascendendo; fumaça, etc. Vale tudo para animar a "galera". Meu Deus! Isso é culto?


Que os nossos cultos sejam racionais, que nossos cultos sejam espirituais; que nossos cultos sejam verdadeiros, ou seja, de adoração somente a Deus; que nossos cultos tenham espaço suficiente para ouvirmos Deus falar, através da sua Palavra Santa; que os nossos cultos sejam agradáveis a Deus e não shows para agradar a homens. Que nossos cultos sejam recebidos por Deus, e que Ele tenha misericórdia de nós.

Sola Gratia

Pr Pedro Pereira