sábado, 21 de junho de 2014

Nas coisas primárias, unidade; mas nas secundárias, amor.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade,não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Coríntios 13:4-7)

Existem coisas no Evangelho que são primárias, fundamentais, essenciais; também existem coisas que são secundárias,não são essenciais.

Dizemos primárias as coisas que são fundamentais para o conhecimento acerca de Deus, da Salvação, etc. Chamamos de secundárias as coisas que embora interessantes, atraentes, não são essenciais para a salvação dos cristãos. Portanto, nas coisas "essenciais" devemos ter unidade e zelo, mas nas "não essenciais" devemos ter respeito à opinião e convicção de outros.

Vejo tantas pessoas ressaltando coisas secundárias como se fossem primárias... Enfatizando coisas que só trazem divisão em vez de unidade... Como exemplo, podemos citar, no tocante a soteriologia: um diz: eu sou calvinista, outro diz: eu sou de linha arminiana, em outras palavras um crê que em predestinação incondicional, outro crê em predestinação condicional; sabemos que esse assunto teológico até hoje através de séculos só trouxe divisão, guerras e mortes no meio do povo de Deus... Cadê o equilíbrio bíblico? Jesus ensinou: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. Jo 5.24. Percebemos que o crer em Jesus é algo primário ou fundamental para ser salvo; agora se você vai crer porque foi predestinado a crer, ou porque você tem o livre arbítrio, isso é secundário.

Podemos citar outro exemplo prático na escatologia bíblica, pois uns dizem: eu sou amilenista, outros eu sou pós milenista, outro ainda eu sou pré milenista. Em resumo tudo gira em torno da vinda de cristo e o período do milênio, uns acham que cristo voltará antes do milênio,outros depois do milênio, outros acham que esse período é figurativo. Bom Todos nós sabemos que Jesus voltará para buscar a sua Igreja e isso é primário, “Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. Apocalipse 22:7. Jesus voltará e isso é fundamental, pois está inserido em toda a bíblia de forma clara; agora se será antes ou depois do milênio, se será sua vinda em duas etapas ou não, se a ressurreição será de uma só vez, ou se será dividida em duas partes; bom, isso é secundário, cada um tem a sua convicção.

Portanto, creio que seria mais produtivo e essencial ao Reino de Deus se pregássemos e enfatizássemos as verdades primárias das Escrituras; porém quanto às coisas secundárias das Escrituras seria importante desenvolvermos uma atitude de respeito compreensão e amor, mesmo porque o mais importante é a unidade do Reino de Deus e não o que eu acho ou eu entendo em determinado texto das Escrituras.

Lembremos que o próprio Apóstolo Pedro reconheceu que nas Escrituras há coisas difíceis de entender “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender...” (II Pd 3.15,16).

Excluo desse texto as heresias e ensinamentos antibíblicos e distorcidos da boa interpretação bíblica, pois nesse sentido as Escrituras são bem claras: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tito 3:10).

Termino com o conselho do Apóstolo Paulo; “Rogo-vos,pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4.1-3).

Sola Scriptura

Pr Pedro Pereira