domingo, 21 de julho de 2013

OTIMISMO X FÉ

Tenho observado nesses dias que há uma confusão no meio evangélico sobre otimismo e fé, porém há uma grande diferença entre o otimismo e a fé em Deus.


Sabemos que a Fé em si mesmo é otimista, mas o otimismo não é essencialmente fé. O Otimismo é movido pela auto ajuda, já a Fé é movida pela ajuda do alto.

Resumidamente, a diferença essencial é que o Otimismo pode tornar-se em decepção, frustração e até pessimismo se aquilo que era o alvo falhar, o sonho não for alcançado, e isso por diversos motivos que não vamos declinar agora, por falta de espaço.

O Otimismo depende da capacidade humana, depende do esforço humano, se esse esforço falhar tudo acaba, deixando apenas sentimento de derrota e fracasso.

Agora a Fé Deus é diferente, a palavra FÉ vem do grego PISTIS, que significa, sinteticamente, confiança Naquele que não falha, ou seja, em Deus. Em outras palavras, significa termos um acordo com Deus, e Ele como Deus não falha em seus compromissos, por isso podemos confiar.

É bom ressaltar que a Fé se baseia, se firma numa promessa de Deus (contrato). Quando depositamos nossa Fé em Deus, depositamos nossa confiança em algo que Deus prometeu fazer, realizar, cumprir, etc. Dai, portanto, está a diferença fundamental, pois a Fé é uma confiança naquilo que o Senhor onipotente prometeu.

Outra diferença fundamental é que a Fé não desiste, não se decepciona, suporta a espera ou a aparente demora. A Fé resiste as dificuldades, os obstáculos, os revezes e permanece firme na esperança, pois quem prometeu não pode falhar, nada é impossível a Ele, e se for preciso Ele cria do nada, mas o que Ele prometeu se cumprirá. Glórias a Deus.

Poderíamos exemplificar com o texto de Êxodo, quando Deus disse a Moisés para a travessar o Mar Vermelho, veja foi Deus quem prometeu, então Moisés confiando na promessa avançou com Israel, tocou o Mar com a sua vara, por ordem de Deus, e o mar se abriu, logo, todos atravessaram em terra seca, ou seja, isso é Fé em Deus.

Agora vejamos por outro anglo, Faraó chega até a beira do mar vê que Israel passou, e confiando em si mesmo, pois não tinha promessa de Deus, pensou, se eles atravessaram poderemos também, e avançaram ao Mar, porém o que aconteceu foi o Mar os devorar e matar a todos, Isso é otimismo, mas não Fé.

Queridos, como cristãos precisamos aprender a diferenciar, nesses últimos dias, devido a entrada de lobos disfarçados de ovelhas na igreja, a diferença entre fé e otimismo. Devemos ser "bereanos", provarmos os "espíritos", para sabermos se é de Deus ou não. 

Temos observado muitas mensagens otimistas, bonitas de se ouvirem, porém sem o aval de Deus, gritam, bradam jargões de "RECEBA", "tome posse", mas muitas vezes sem o consentimento de Deus.

Nunca vimos tantos profetas de "besterol" como nesses últimos dias, que muitas vezes enganam até os escolhidos, com frases de efeitos e mensagens de auto ajuda, que por final resultam em frustrações e decepções, dúvidas, e até afastamento da igreja, por muitos, pois pregaram, falaram ou profetizaram aquilo que Deus não disse, não falou, não prometeu.

Usam textos isolados do contexto, que mais servem de pretexto para darem aparência de homens santos e porta vozes de Deus, distorcem a palavra, inventam interpretações fora da ortodoxia para provarem suas heresias e tudo sem o seu consentimento de Deus.

O Meste Jesus nos deixou um alerta que cabe perfeitamente nesses últimos tempos: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:15-23. A (verdadeira) Fé vem pelo ouvir e ouvir a (verdadeira) Palavra de Deus, com está escrito em Romanos 10.17.

Outrossim, para sabermos se alguém tem Fé ou se é apenas Otimismo, ficamos com a Palavra de Deus, pois Pedro, o grande apóstolo nos mostra que a Fé resiste a prova, ou seja, resiste as aflições, os revezes, as lutas e mesmo assim continua confiando, até receber. Já a falsa Fé, ou seja, apenas otimismo, não resite a prova "de fogo", assim como o ourives quer saber se o metal é ouro ou não, passa o metal pelo fogo. Vejamos: "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo... Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas". 1 Pedro 1:6,7,9. É Isso.



Sola Scriptura.

Pr Pedro Pereira.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A VOZ DO ESPÍRITO SANTO, estamos obedecendo?


Obedecer a visão do Senhor e  ouvir a voz do Espírito (At 16.6-10) é algo que glorifica ao Pai, mas que também implica em sofrimento.

A voz do Espírito é cada vez mais negligenciada em nossos dias, quando alguns líderes (bispos, pastores, etc) não buscam mais a sua direção na realização da obra de Deus, no trabalho missionário e evangelístico, na implantação de igrejas. Disputas pessoais e ministeriais, expansões de "impérios" particulares e familiares, ganância por dinheiro, poder e coisas semelhantes a estas ditam as regras e norteiam os objetivos em alguns círculos evangélicos e denominacionais.

O Evangelho que produz tribulações e prisões (At 16.23-24) é trocado por  um outro evangelho que promete satisfações e milhões. Os milagres, as curas e libertações viraram mercadoria e objeto de barganha no vergonhoso mercado da fé. 

A verdadeira adoração (At 16.25) deu lugar ao louvorzão, balada gospel, pancadão evangélico, show, apresentação artística.

Os senhores do presente século (políticos) não são contestados por propagarem, defenderem e legalizarem costumes que afrontam a Bíblia e a fé cristã, antes, são procurados (ou procuram) por pastores para negociatas, são bajulados em troca de favores eleitoreiros, provendo supostas "bênçãos" para uma igreja institucionalizada e morna (ou morta).

A prisão foi substituída pela mansão. O açoite foi trocado pelo conforto. O serviço deu lugar ao reinado. A toalha foi trocada pelos tronos. O contentamento deu lugar ao consumismo. 

As igrejas enriquecem e multiplicam seu patrimônio institucional, mas cambaleiam e se empobrecem sem o poder espiritual. Enfraquecem sem o alimento sólido da Palavra.

A Epístola de Paulo aos Filipenses é atualíssima e urgente para a nossa geração.

Que os corações se abram pela graça de Jesus ao clamor do Espírito, para que sejamos tocados e transformados por esta magnífica e poderosa mensagem.

*Extraído do Blog do Pr Altair Germano