sábado, 26 de maio de 2012

A qual igreja você pertence: triunfalista ou triunfante?

A igreja triunfalista marcha pelo caminho largo. A igreja triunfante anda pelo caminho estreito (Mt 7.13,14).

A triunfalista gosta de shows. A triunfante adora a Deus em espírito e verdade (Jo 4.23,24).

A triunfalista anima auditórios. A triunfante prega a Palavra (2 Tm 4.1,2).

A triunfalista prega o que mundo quer ouvir. A triunfante prega o que o mundo precisa ouvir.

A triunfalista é tolerante e "inclusiva". A triunfante apresenta a verdade com amor.

A triunfalista mostra a sua força. A triunfante humilha-se debaixo da potente mão de Deus (1 Pe 5.6).

A triunfalista quer ser reconhecida. A triunfante dá toda glória a Jesus.

A triunfalista decreta e determina. A triunfante clama, roga e pede (Jr 33.3; 29.13; Mt 7.7,8).

A triunfalista prospera financeiramente. A triunfante prospera em tudo (Sl 1.1-3).

O crente da igreja triunfalista diz: "Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta". O da igreja triunfante ouve do Senhor Jesus: "Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar".

A igreja triunfalista prioriza as riquezas. A triunfante busca as coisas que são de cima (Cl 3.1,2).

A triunfalista está em torno de pastores e pregadores midiáticos. A triunfante ouve a voz do Bom Pastor (Jo 10.27,28).

A triunfalista é antropocêntrica. A triunfante é cristocêntrica (1 Co 1.22,23).

A triunfalista quer dominar o mundo. A triunfante quer morar no Céu (Fp 3.20,21).

O crente da igreja triunfalista afirma: "Eu nasci pra vencer". O da triunfante é mais que vencedor por aquele que o amou (Rm 8.37-39).

Portanto, sejamos vitoriosos pela graça de Deus, "que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento" (2 Co 2.14).

* extraído do blog do Pr Ciro Sanches Zibordi.

terça-feira, 8 de maio de 2012

CRENTE FIEL PODE SER POSSUÍDO POR DEMÔNIOS?

"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele...caso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo". I Co 6. 17-20.

Com o texto acima faço uma pergunta: Pode alguém que foi lavado e remido no sangue do cordeiro, tendo seu corpo como morada do Espírito Santo ser possuído por demônios, no seu corpo?

Bom, logo responderemos, mas estive num determinado lugar cultuando a Deus e um "pregador" convidado ministrou a "Palavra de Deus", logo percebi que o referido pregador, em sua pretensa mensagem estava perdido, pois seu sermão não tinha, ou pelo menos ninguém percebeu, a clareza necessária, sua mensagem era muito confusa e era visível o desconforto dos obreiros e da igreja. Pior quando começou a fazer interpretações distorcidas dos textos que citava, no qual não quero aqui entrar no mérito, pois até ai suas distorções não chegavam a ser heresias demoníacas, mas apenas desvios e deslizes de quem não tem um conhecimento mais exegético dos textos que citou. Agora, o pior estava para chegar, pois não obstante tantos erros hermenêuticos e homiléticos, ao final do culto, chamou os irmãos que desejavam ser curados para tomarem lugar a frente, depois chamou também quem desejava oração por problemas emocionais e conjugais, até ai tudo era benção, pois mesmo após seu fracasso em transmitir algo inteligível, oração nunca é demais. 


Porém, quando começou a orar, como que "tomado por revelações" começou a chamar algumas pessoas dentre as outras para se aproximarem dele, mas ao chegarem colocou sua mão em suas cabeças e expulsava "demônios" daquelas pessoas, o detalhe é que essas "pessoas endemoniadas" eram crentes, inclusive crentes fiéis da igreja. Para piorar mais ainda a situação o “pregador” falava como os "ditos demônios" que “estavam” nos irmãos, da seguinte forma: “Eu quero o chefe, manifesta agora, eu estou mandando, vamos agora manifesta...”, como era de se esperar nenhum “demônio” se manifestou, pois era obvio que aquele "show" era pura obra da carne e infantilidade daquele dito pregador, que desesperado para mostrar-se um "Profeta" ou “grande Pregador”, apelou e apelou feio. 


Que vergonha!!! Vi o desespero do Evangelista que estava dirigindo o culto e do Presbítero que estava ao meu lado, chegando a dizer baixinho no meu ouvido; "estou com vontade de ir embora, não agüento isso". Compreendo a omissão do nobre dirigente do culto, pois o dito pregador tinha sido convidado pelo próprio Pastor Presidente, que não estava presente, pois estava viajando. 
Bom, caro leitores, analisemos a luz da bíblia, pode um crente fiel a Deus ser possuído por demônios? A resposta é direta e com certeza nas Escrituras: NÃO. 

Um crente fiel, tem seu corpo como morada do Espírito Santo, logo é impossível que um demônio se aloje em um corpo que é a moradia do Espírito Santo. 

Não confundamos tentação, com possessão, ou seja, a tentação é algo possível na vida do crente ou de qualquer pessoa, pois até Jesus foi tentado. Veja os textos bíblicos:
"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo". Mt 4.1;
"Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte". Tg 1. 13-15;
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" Mt 26. 41.

A Tentação é uma arma utilizada pelo diabo para derrubar, destruir, levar ao pecado o homem. Satanás usa deste artifício, cabe ao homem ceder à tentação ou não. Portanto ser tentado não é pecado, mas cair na tentação é pecado. 

Agora a possessão já é algo completamente diferente, ou seja, os demônios são espíritos que não possuem corpos de natureza alguma, por isso procuram corpos para habitarem, lembremos que na passagem do endemoniado de Gadara, mesmo Jesus os expulsando, rogaram para que pudessem ao menos entrar nos corpos de porcos que ali estavam, tal é a necessidade deles de possuírem corpos. Agora nenhuma comunhão há entre trevas (demônios) e Luz (Espírito Santo), vejamos; “...porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? ...Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”. II Co 6. 14-17.

Como vemos não há nenhuma possibilidade de um crente cheio do Espírito Santo, que ora, que busca a Deus, que adora a Deus, que tem prazer na Lei do Senhor, que pratica a justiça, que tem os frutos do Espírito Santo, ter ou ser possuído por demônios. Isso é impossível. 

O que pode acontecer é que se esse “crente” deixar de obedecer a palavra de Deus e de livre e de espontânea vontade voltar para o pecado, deliberadamente, se entristecer o Espírito Santo e não se arrepender, daí sim é possível ser dominado por espíritos malignos, porém o caso aqui não é este, porque os que ali estavam eram cristãos e servos de Deus.
Errou e errou feio o dito pregador que talvez querendo imitar alguns ditos “profetas e bispos” de igrejas neopentecostais, que tem o poder da mídia, com programas lamentavelmente ditos evangélicos, carregados de sincretismo religioso, teologia da prosperidade, pragmatismo religioso, misticismo disfarçado, etc.,trazem inovações perigosas e antibíblicas, que chegam a influenciar pregadores inexperientes, rasos de conhecimento teológico, pobres de comunhão e inspiração divina. 

O Problema vai mais além quando analisamos pelo lado dos irmãos atingidos, vítimas dessa inovação desastrosa. O caso é tão sério que pode levar irmãos e ate famílias a tristeza, depressão, sentimento de inferioridade e ao desvio da fé. Chegam a se convencer que os demônios estão no controle de suas vidas e ai o estrago estará feito. Neste caso é necessário entrar com a "vacina" urgente, ou seja, o Pastor prudente deve ensinar, ensinar e ensinar seu rebanho sobre essa e outras inovações perigosas e estranha às Escrituras.
A bíblia diz que nos últimos tempos muitos sofreriam a sã doutrina e dariam ouvidos a doutrinas de demônios:
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” II Tm 4.3,4.
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios...” I Tm 4.1.
Jesus foi muito claro no tocante a esse assunto quando disse que não tinha parte com o príncipe desse mundo, que é o diabo; e que o diabo só veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e vida com abundância. Jesus veio com a virtude do Espirito para expulsar os demônios. 

Ao ascender aos Céu deixou os apóstolos, seus seguidores, com uma incumbência: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados". Mc 16.15-18. 

Em suma, fica claro que é impossível um crente fiel ter ou ser possuído por demônios. Jesus veio para expeli-los, expulsa-los e se você pertence a Cristo e tem comunhão com Ele, logo o maligno não pode te tocar, ou ter domínio sobre a sua vida, que pertence a Deus. "Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles". I Jo 5.18. Amém. Sola Scriptura.

Pr Pedro Pereira






sábado, 5 de maio de 2012

A IGREJA AO GOSTO DO FREGUÊS


A cada dia surge uma nova denominação evangélica. Em geral, os fundadores de igrejas são pessoas que arrogam para si o status de profeta e portador de uma nova revelação, aluga uma garagem a fim de disseminar suas heresias e ainda ganhar o sustento da família.

Nomes não faltam: “Igreja pentecostal Jesus é fogo”, “Puleiro dos Anjos”, “Jesus é bom e o diabo não presta”, são alguns dos nomes das novas agremiações que têm surgido no cenário “gospel”, e o povo evangélico – tal qual um consumidor comum, anda vagueando de porta em porta em busca do evangelho mais barato. Aquela igreja que oferecer mais e exigir menos são a que eles vão entrar.

Recentemente, li no site do Pr Davi Buriti uma relação de nomes bastante engraçados:


Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
Sabe como é: obra de igreja demora, nunca fica bom... assim, lá vão sete (até agora)

Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Nuss... Sério??? rs

Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
Ufa, ainda bem, né?

Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Deve ser fogo de massarico...

Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
Com sede no “Projac”

Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
Claro, né?

Cruzada de Emoções
Emocionalismo é o que não falta nessas igrejas...

Igreja Dekanthalabassi
Não é piada não. Isso existe mesmo!

Igreja Chave do Éden
Quem quiser dar um rolê no paraíso, é só pedir a chave pro zelador da igreja

Comunidade do Coração Reciclado
Nada se perde, tudo se transforma

Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
Se você congrega em outra igreja vai ter que ir nadando, rs

Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
Seus membros mais ilustres: Shumacher, Montoya, e Nelson Piquet

Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água
Só aceitamos mergulhadores

Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
A igreja do Papa crente

Igreja Caverna de Adulão
Só aceitamos bandidos, caloteiros e foragidos.

Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
Que meigo!

Igreja Evangélica Adão é o Homem
E jesus é o cara! rs

Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
Hummm...*bom se é pra ficar então não quero frequentar essa igreja não!! - *comentário próprio

Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
Ah, não! Pode parar de avacalhação...

Igreja Pentecostal Planeta Cristo
Os membros não serão arrebatados e sim levados para a galáxia B-612.

Igreja ‘A’ de Amor
B de baixinho, C de coração... D de docinho, E de escola, F de feijão!
*** Com a pastora Xuxa Meneghel

Congregação Passo para o Futuro
Sede na NASA


“E, agora, que tenho eu aqui que fazer, diz o SENHOR, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o SENHOR; e o meu nome é blasfemado incessantemente todo o dia” – Isaías 52.5

As bem-aventuranças dos "pastores idiotas"

Após um programa televisivo, onde um certo televangelista disse que alguns pastores são "idiotas", pelo fato de descordar das suas "novas práticas" da Teologia da Prosperidade, vejamos o que o Pr Geremias de Couto publicou no seu Blog, sobre o assunto:


As bem-aventuranças dos "pastores idiotas"


Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", quando fordes xingados com este epíteto simplesmente por acreditardes no que disse Jesus: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam" (Mateus 6.9). Tal ato insano, ao invés de vos maldizer, mostra que ainda estais firmes na verdade.

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que não sucumbistes aos "encantos" da teologia da prosperidade por compreender que "os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína" (1 Timóteo 6.9). Não vos entristeçais, nem penseis que estais sozinhos. Há muitos outros "idiotas" convosco, inclusive o apóstolo Paulo.

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", por não vos curvardes aos arautos que vos maltratam em virtude de crerdes que aos ricos deste mundo a Palavra de Deus ordena: "Não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas" (1 Timóteo 6.7). Tal maldição é, na verdade, um reconhecimento de que pondes a vossa confiança não nas riquezas desta vida, mas na abundância que vos é dada para a glória de Deus.

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que resistis aos apelos dos que vos querem enredar com o brilho do ouro que perece, porque vós bem sabeis que é vosso dever continuardes a ensinar às suas ovelhas "que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis" (1 Timóteo 6.18). Saibais que outros "pastores idiotas" iguais a vós foram já recebidos na glória e aguardam o precioso galardão.


Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", porque não perdestes a visão da semeadura e, por isso mesmo, sabeis que não se ganham almas com o glamour das riquezas humanas, mas com a sementeira do evangelho. Sem esquecerdes da advertência da parábola do semeador, que diz: "Os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" (Mateus 13.22).

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", por não perfilardes o triunfalismo da pregação humanista, centrada no homem, que enriquece a quem prega e defrauda a quem ouve. Ainda que vos pareça estardes "fora do modelo contemporâneo", alegrai-vos porque continuais apegados ao modelo bíblico, que diz: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6.14).

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que embora injuriados pela vossa pregação "arcaica", ainda carregais no bolso do vosso coração a credencial de servo do Altíssimo, enquanto alguns já a trocaram pelas credenciais de semideus, arrogante e soberbo e usam-na ao sabor das circunstâncias para se locupletarem em cima da lã de suas ovelhas.

Bem-aventurados sóis vós, "pastores idiotas", que, enquanto alguns voam os céus do mundo em modernos jatinhos, trafegam as grandes avenidas em luzentes automóveis e se deleitam nos mármores de grandes mansões, o vosso prazer é estar junto das ovelhas, alegrardes com elas e, se preciso for, dar por elas a vossa própria vida. Não vos esqueçais que outros "idiotas" iguais a vós se encontram já no Reino do Pai.


Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que preferis o "prejuízo" da coerência, da fidelidade a toda prova aos princípios imutáveis da Palavra de Deus, do que sucumbirdes - ainda que tentados - às lentilhas que se vos oferecem para amenizar eventuais necessidades imediatas. Mais vale o pão dormido da consciência tranquila do que os banquetes da consciência aprisionada.


Bem-aventurado sois vós, "pastores idiotas", pelo modo como sois tratados por amor do nome do Senhor e por não vos enredardes pelo brilho passageiro da glória humana. Não sois melhores por isso, mas também não sois piores. Todavia, enchei o vosso coração de alegria porque o vosso nome faz parte da galeria dos heróis da fé que professam somente a Cristo e têm Deus como o bem maior da vida. Tende como lema o que Paulo ensinou: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Filipenses 4.4).


Assina um "idiota" como todos vós.

O ADORADOR VERDADEIRO

O ADORADOR VERDADEIRO - Jn 1.9; Jo 4.23,24
Assembleia de Deus em Campinas-SP

INTRODUÇÃO

Minha palestra será dividida em três partes:
a) O adorador verdadeiro.
b) O louvor e a santificação.
c) O que apresentar a Deus.

I. O ADORADOR VERDADEIRO

1. Hoje, o conceito de adorador está intimamente ligado à execução da música. Mas ser um adorador é muito mais que ser um músico ou cantor. O adorador é um crente que teme ao Senhor - Jn 1.9. Literalmente, "Eu sou hebreu, adorador do Senhor".

2. É necessário fazer uma distinção entre adoração, louvor e cântico: 2 Cr 20.
a) Adoração:
● A adoração é o produto do verdadeiro adorador.
● Adoração e louvor são intercambiáveis, mas não se confundem.
● A adoração verdadeira não combina com extravagância; ela é sempre reverente.
● O que é a adoração, à luz da Bíblia?
1) Adoração no AT - Gn 24.26; Êx 12.27; 34.8,9; 2 Cr 20.18; 29.29; Ne 8.6; Jó 1.20: Sl 95.6.
2) Adoração no NT - Mt 2.11; 1 Co 14.25; Ap 1.17.
● Até o Diabo sabe o que é adoração - Mt 4.9.
● Como é a adoração no Céu? - Ap 4.10; 5.14; 7.11; 19.4.
b) Louvor:
● É a expressão do que está em nosso coração - Sl 57.7.
● O temor deve preceder o tremor - Sl 2.11; 1 Co 2.3; 2 Co 7.15; Fp 2.12.
● O louvor não se limita ao cântico - Sl 103.1,2; 1 Ts 5.23; Lc 1.46,47; Is 26.9.
c) Cântico:
● É um meio de expressão do louvor; é o louvor com música - Sl 149.1; 69.30.
● Faz parte do culto a Deus - 1 Co 14.26.
● Muitos cantam sem louvar - Am 5.23; Is 29.13.
● Características do louvor com música - 2 Cr 29.25-30.
1) Ordenado pelo Senhor - v.25.
2) Instrumentos consagrados a Deus - v.25.
3) Ordem - v.26.
4) Músicos submissos ao líder - v.27.
5) Músicos preparados - v.27.
6) Sem inovações más - v.30.
7) Alegria - v.30.
8) Resposta divina - vv.28,30.

3. O adorador verdadeiro, portanto, é o servo do Senhor, humilde, reverente, santo, que reconhece, ao mesmo tempo, a sua própria pequenez e a grandeza do Deus Todo-poderoso - Sl 138.6; Lc 18.9-14.

II. O LOUVOR E A SANTIFICAÇÃO

1. Santificar-se é uma das formas de louvar a Deus - Sl 103.1; 1 Ts 5.23.

2. O que é a santificação? É uma separação DE/PARA; do pecado para Deus - Lv 20.26.

3. A santificação tem 2 lados, 3 tempos e 3 aspectos:
a) 2 lados: divino e humano - Ez 24.13; Tg 4.4,5.
b) 3 tempos: passado, presente e futuro.
c) 3 aspectos:
● Posicional - 2 Co 5.17. A salvação plena abarca: regeneração, justificação e santificação.
● Progressivo - Hb 12.24; Pv 4.18.
1) É como subir uma escada que não tem o último degrau - Ap 22.11.
2) Deus tirou o povo de Israel do Egito, mas não tirou o Egito de seus corações.
● Perfectivo - Rm 13.11; 1 Pe 1.5. É a glorificação dos salvos.

4. A santificação progressiva está ligada à perseverança dos santos - Ap 2.10,25; 3.11; 1 Co 15.1,2; Hb 3.12-14.

III. O QUE APRESENTAR A DEUS

1. O que é o produto do adorador? - Sl 103.1,2.

2. O louvor a Deus envolve:
a) Renúncia - Lc 9.23.
b) Consagração - 2 Cr 7.13,14.
c) Jejum com oração - At 13.3.
d) Compromisso com a Palavra - Sl 1.1-3.
e) Evangelização - 1 Pe 2.9,10.
f) Vida de oração - 1 Ts 5.17; Sl 141.2.
● Adoração e louvor - com ou sem música.
● Ações de graça - Mt 11.25.
● Intercessão - Gn 18; Jo 17.
● Súplica pessoal - Pai nosso.

Ciro Sanches Zibordi