sábado, 25 de fevereiro de 2012

As palavras do Sábio


São estas as palavras do Sábio, que era filho de Davi e rei em Jerusalém.
É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão.
A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?
Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua sempre o mesmo.
O sol continua a nascer, e a se pôr, e volta ao seu lugar para começar tudo outra vez.
O vento sopra para o sul, depois para o norte, dá voltas e mais voltas e acaba no mesmo lugar.
Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez.
Todas as coisas levam a gente ao cansaço – um cansaço tão grande, que nem dá para contar. Os nossos olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos, de ouvir.
O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo.
Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: “Veja! Isto nunca aconteceu no mundo”? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos.
Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas.

Livro de Eclesiastes, capítulo 1. 1-11

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O GRANDE SINAL DE QUE SOMOS SALVOS.

Ao folhearmos as Sagradas Escrituras nos deparamos com um texto maravilhoso onde nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos ensina o mais intenso sinal de que alguém é salvo. No evangelho de São João, no Capítulo 4, a Palavra de Deus conta a história de uma mulher onde a Bíblia omite seu nome e a denomina de “a mulher Samaritana”. 

É interessante notarmos que logo após o diálogo com Jesus aquela mulher creu que Jesus era o único que podia saciar a sua sede de salvação e reconhecendo que Jesus era o Cristo, experimentou a salvação em seu coração. 

A Palavra de Deus diz que logo após este acontecimento ela “...deixou seu cântaro...”, ou seja, ela priorizou o Reino de Deus, deixou tudo o que necessitava fazer e foi até a sua cidade, pois algo maravilhoso havia invadido o seu ser, o desejo de levar outras pessoas a Cristo. 

Entrando na cidade ela testemunha o que havia lhe acontecido, tamanho era o seu entusiasmo e alegria que as pessoas daquela cidade foram contagiadas e saíram após ela ao encontro do Mestre Jesus. 

O resultado daquele encontro era ouvir aquelas pessoas dizerem a ela “...Já não é pelo teu dito que cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do Mundo.” (v.42). 

Com este registro São João deixou claro que todos os que experimentam a salvação, que todos os que crêem que Jesus é o Cristo, nosso Salvador, são invadidos pelo desejo de anunciar o Cristo, de anunciar as boas novas, de fazer missões. 

Prezado leitor quantas pessoas você trouxe a Cristo ainda este ano? 

Faz quanto tempo que você não sente a necessidade de evangelizar? 

Há quanto tempo você não prioriza o Reino de Deus? 

Que Deus nos abençoe e que possamos ter o mesmo sentimento de Davi “...torna (Senhor) a dar-me a alegria da tua salvação...”(Sl 51. 12). Pois este é e sempre será o grande sinal de que alguém é salvo, o desejo de levar outros a Cristo. Amém. 


Pr. Pedro Pereira

sábado, 11 de fevereiro de 2012

AS ORDENANÇAS DA IGREJA


 O BATIMO NAS ÁGUAS (Mc 16.15)

Batismo é apenas um símbolo visível da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. O Batismo é essencialmente um sinal da união espiritual entre o crente e Cristo. É símbolo de arrependimento. Vem da palavra grega Baptizen que significa: mergulho, imersão. O Batismo é uma das formas de, uma pessoa, se tornar membro de uma igreja local.  

O Batismo não salva, apesar disto é extremamente importante, por várias razões:

a) Jesus nos deu exemplo (Mt 3.13-16)
b) Foi ordenado por Jesus (Mt 28.19-20; Mc 16.15,16)
c) A igreja primitiva cumpria esta ordenança (At 2.41; At 8.12,38; At 9.18; 10.48; 16.14,15; 16.32,33; Tt 18.8).
d) É uma confissão pública da fé em Cristo (At 2.37,38)
e) O ato batismal é o símbolo da morte do Velho Homem e o surgimento do Novo Homem, em novidade de vida (Rm 6.1-6; Gl 3.27; Cl 2.12)
f) O Batismo é um ato de obediência ao Senhor Jesus (Mt 28.19,20).


QUAL É A FORMA OU MODO DO BATISMO

1) O Batismo é por imersão em águas (At 8. 38,39; Mt 3. 16)
- o batismo nunca deve ser por “Aspersão”, pois o próprio  vocábulo grego Baptizen nos diz imersão.
2) Deve ser ministrado em nome do Pai, Filho, e Espírito Santo. (Mt 28.19,20)
- com referência as passagens de (At 8. 16; 2. 38; 10. 48; 19. 5) que contém a expressão “Em nome do Senhor”, significa que os discípulos batizavam na autoridade ou autorizadas por Jesus, pois tudo o que faziam eram em nome do Senhor Jesus:
- pregavam (Lc 24. 47);
- curavam (At 3. 6,16);
- expulsavam demônios (Mc16.17);
- disciplinavam (I Cor 5.9; II Ts 3. 6), etc.

A SANTA CEIA DO SENHOR (I Co 11.23ss)

A Santa Ceia foi instituída por Jesus na noite em que foi traído  (I Co 11.23), era uma noite de Páscoa, e Jesus estava junto com seus discípulos (Mt 26. 26).

Depois de cear a Páscoa, Jesus ordena este ato comemorativo da sua morte (Lc 22. 19; I Cor 11. 24)

Portanto, a Santa Ceia não é simplesmente um rito ou uma cerimônia de pouca significação, mas uma ordem divina, que deve ser considerada, mantida, obedecida, e que traz maravilhosas bênçãos na vida de quem participa dela.

QUAL O SIGNIFICADO DO ATO DA SANTA CEIA

1) É um ato comemorativo da morte de Jesus, que nos lembra não somente o sofrimento, mas a vitória de Jesus.
- na ceia, olhamos para trás, lembrando-nos da sua morte expiatória.
- na ceia, olhamos para o presente, pois o Gólgota ainda tem poder, onde o Jesus ressurreto está presente, manifestando a sua graça para os que crêem na mensagem da cruz (I Cor 2.5)
- na ceia, olhamos para o futuro, pois Jesus deixou viva a esperança de um dia vir buscar a sua igreja, para com Ele celebrarmos a ceia no reino dos céus (I Cor 11.26; Mt 26.29)

2) É um ato de fortificação espiritual. A ceia não é um ato de tristeza e lamentação, mas sim de alegria, porque Jesus, cuja a morte comemoramos, está vivo e está presente entre nós.
- pela fé no seu sangue, somos salvos (Rm 3.25)
- na ceia participamos do corpo e do sangue do Senhor (I Cor 10.10,11)
- na ceia renovamos nossa fé e esperança (I Cor 11.26)
- na ceia é corroborado o poder da cura para os doentes ( Is 53.5)
- na ceia, o crente testifica, diante de Deus, diante dos irmãos, diante do mundo, e diante de Satanás, que goza de plena comunhão, com o Senhor, aguardando a sua vinda. É a renovação do passaporte para o céu (Mt 28.29; I Cor 11.26).

3) É um ato de comunhão entre os crentes.
A Santa ceia é símbolo da união da igreja (I Cor 11.17)

QUEM PODE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR

A santa ceia, por ser um ato tão maravilhoso, deve ser visto com zelo e cuidado, devendo ser conservado por nós a memória da morte e da ressurreição de Cristo.

Neste caso este ato deve ser destinado:

1. Aos salvos, cujas vidas estão em condições de participar da mesa do Senhor (I Cor 11.27, 28);

 2. Para os que são batizados em águas
- é um ato ministrado pela igreja (At 20.7)
- e para pertencer à igreja é necessário ser batizado, pois o batismo é a porta visível deste organismo.

3. Para os que estão em plena comunhão com a igreja (I Cor 5.11, 12), caso contrário, a mesa do Senhor será desrespeitada.

INTERPRETAÇÕES ERRÔNEAS

1. Transubstanciação: pregada entre os da igreja católica, onde afirmam que a substância do pão e do vinho se transformam no corpo e no sangue de Jesus Cristo.

2. Consubstanciação: pregada pela igreja luterana, onde afirmam que o corpo e o sangue de Jesus se misturam no pão e no vinho.

À luz da palavra de Deus, a Santa Ceia é um símbolo, ou seja, quando Cristo disse “Isto é o meu corpo” ou “Isto é o meu sangue”, referia-se no sentido simbólico, pois Ele estava ali presente, com seus discípulos.

Soli Deo Glória

Pr Pedro Pereira